O ciclo do Carnaval 2026 começou! Para os foliões animados, o mês de outubro terá como destaque o tradicional Concurso da Corte Real, que irá decidir quem será o próximo Rei Momo e sua corte. Promovido pela Riotur e apresentado por Milton Cunha, diretor artístico da Corte, o evento contará com seis datas na Cidade do Samba, sempre às quintas e sextas, onde as etapas do concurso serão decididas. Cada dia será dedicado à memória de uma grande figura do samba que se foi recentemente, e contará com apresentações de rodas de samba e escolas de samba do Grupo Especial.
Na quinta-feira, dia (2/10), foi realizado um sorteio para definir os grupos que dividirão os 102 candidatos em grupos e categorias. A disputa terá 16 postulantes ao título de Rei e 45 à Rainha, que se enfrentarão inicialmente em uma rodada eliminatória, nos dias 09 e 10. O concurso também definirá a Corte LGBT+, que conta com 19 candidatos à Muso, 12 candidatas à Musa e 10 à Pessoa Não-Binária. Todos irão direto para a semifinal LGBT+, realizada no dia 16, enquanto os Reis e Rainhas selecionados irão para a semifinal no dia 17. As finais estão marcadas para os dias 23 (LGBT+) e 24, quando o evento terá seu encerramento especial.
“O Concurso da Corte Real é mais do que um concurso: é uma celebração da alma do carioca e da força do nosso samba. Este ano, unimos grandes atrações e homenagens a figuras que ajudaram a construir a história do Carnaval. Cada noite será um tributo à cultura popular e à alegria que faz do Rio de Janeiro o maior palco do mundo.”, diz Bernardo Fellows, presidente da Riotur.
As atrações e homenagens prometem ser um dos grandes destaques do evento. No dia 9 (quinta-feira), primeiro das eliminatórias, o público vai curtir apresentações da banda Um Amô, formada por quatro mulheres que unem instrumentos do carnaval à música popular; da escola de samba Viradouro, com toda a sua força e tradição; e do Rio Samba Show, espetáculo que celebra a alegria e os ritmos do samba carioca. A data também prestará homenagem à escritora Lygia Santos, importante defensora da preservação do samba e filha do pioneiro Donga, que deixou grande legado como pesquisadora, escritora e comentarista de carnaval.
O dia 10 (sexta) será recheado de samba e história: os tradicionais Samba da Alvorada e Samba da Volta, além do Rio Samba Show, darão o tom da festa, enquanto as gigantes Portela e Mocidade prometem levar todos ao delírio com seus sambas históricos. A homenageada da noite será a carnavalesca Márcia Lage, que teve passagens marcantes por escolas como Mocidade, Salgueiro e Serrano. Ao lado de seu marido, a carioca participou de desfiles lendários, como o tricampeonato da escola de Padre Miguel nos anos 90, e veio a falecer em janeiro de 2025, enquanto assinava o desfile da mesma agremiação.
Na semana seguinte, a Corte LGBT+ terá sua primeira data no dia 16 (quinta), e sua celebração será por conta do grupo Sapagode, formado inteiramente por mulheres, do Rio Samba Show e da Grande Rio, a campeã de Caxias. O dia será encerrado pela presença da drag queen e humorista Karoline Absyntho. A noite também será dedicada à Maria Augusta, carnavalesca que fez parte da revolução estética do Salgueiro na década de 60, e da ascensão da União da Ilha com os desfiles “Domingo” (1977) e “O Amanhã” (1978). Maria faleceu em julho de 2025 aos 83 anos.
A semifinal do dia 17 (sexta), que decidirá os reis e rainhas que irão para final, terá a apresentação do grupo Moça Prosa, formado apenas por mulheres na Pedra do Sal, da roda Terreiro de Crioulo, uma das mais fortes da cidade atualmente, do Rio Samba Show e, para completar, o Salgueiro levará sua força para explodir o público. O dia será dedicado à lendária Rosa Magalhães, um dos maiores nomes da história do carnaval. Também formada na “Revolução Salgueirense”, Rosa detém o recorde de mais títulos conquistados no Sambódromo, sendo cinco pela Imperatriz (entre 1994 e 2001), um pela Vila Isabel (2013) e, antes da avenida, conquistou o último título do Império Serrano em 1982. Magalhães faleceu em 2024 e será o enredo do Salgueiro no desfile de 2026.
A final da Corte LGBT+ será no dia 23 (quinta), com uma forte lista de atrações: o famoso Samba Que Elas Querem dará início, seguido pela Imperatriz Leopoldinense. Além disso, a artista Meime dos Brilhos e a influenciadora Karina Karão marcarão presença no palco, e o encerramento será na conta do grupo Sambay, roda de samba dedicada ao movimento LGBT+. A homenageada do dia será Preta Gil, cantora, atriz e apresentadora que se tornou uma das grandes personalidades do Brasil nos últimos 20 anos, com grandes trabalhos em novelas, programas de auditório, cinema e música. Preta faleceu em julho de 2025, aos 50 anos.
Já a grande final, marcada para o dia 24 (sexta), também promete momentos marcantes. A abertura da noite será por conta do tradicional Quintal da Magia, da Penha, seguido pela Beija-Flor, atual campeã do carnaval que deve arrastar Nilópolis inteira para a Cidade do Samba. Contudo, o ponto alto da noite fica por conta do show do cantor Arlindinho, que também fará parte da homenagem a seu pai, Arlindo Cruz, falecido em agosto de 2025.
O “sambista perfeito” terá parte da noite dedicada a seu imenso legado musical, ao lado de homenagens ao Bira Presidente, lendário fundador do Fundo de Quintal e do bloco Cacique de Ramos, também falecido em 2025. Além dos dois, o cantor Gilsinho, intérprete campeão com a Portela, e falecido no último dia 30 de setembro, também será homenageado. O encerramento da noite se dará com celebrações a todos os homenageados, e enfim, com a coroação do Rei Momo, da Rainha e das duas princesas, que serão a segunda e terceira colocadas como rainha, respectivamente. O concurso será uma grande celebração da cultura carioca e promete aquecer os ânimos para o Carnaval 2026.
Concurso Corte Real do Carnaval 2026
Datas: 09, 10, 16, 17, 23 e 24 de outubro
Horário: 19h
Local: R. Rivadávia Corrêa, 60 – Santo Cristo (Cidade do Samba)
Entrada gratuita
Atrações e homenagens:
9/10 – 1ª Noite de Eliminatórias da Corte Real Tradicional
Homenagem a Lygia Santos
Início: 19h
Atrações: Um Amô (19h10), Viradouro (20h35) e Rio Samba Show (23h25)
10/10 – 2ª Noite de Eliminatórias da Corte Real
Homenagem a Márcia Lage
Início: 19h
Atrações: Samba da Alvorada (19h05), Portela e Mocidade (20h30), Rio Samba Show (23h20) e Samba da Volta (23h50 e 0h35)
16/10 – Semifinal Corte Real LGBT+
Homenagem a Maria Augusta
Início: 19h
Atrações: Sapagode (19h05), Grande Rio (20h30), Rio Samba Show (22h50) e Karoline Absyntho (23h20)
17/10 – Semifinal Corte Real
Homenagem a Rosa Magalhães
Início: 19h
Atrações: Grupo Moça Prosa (19h05), Salgueiro (20h30), Rio Samba Show (23h25) e Terreiro de Crioulo (23h55 e 0h40)
23/10 – Final Corte Real LGBT+
Homenagem a Preta Gil
Início: 19h
Atrações: Samba Que Elas Querem (19h05), Imperatriz Leopoldinense (20h30), Maime dos Brilhos (20h40), Karina Karão (22h50) e Sambay (23h55)
24/10 – Final Corte Real
Homenagem a Arlindo Cruz, Bira Presidente e Gilsinho da Portela + Homenageados anteriores
Início: 19h
Atrações: Quintal da Magia (19h05), Beija-Flor (20h30) e Arlindinho (23h10)