Na sexta-feira, dia 20, a Acibarra reuniu no auditório do CasaShopping, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, o secretário estadual de transportes, Júlio Lopes, o presidente do consórcio Rio-Barra, Mauricio Rizzo, o diretor de Engenharia do projeto metrô linha 4, Bento de Lima, o subprefeito da Barra, Jacarepaguá e Vargens, Tiago Mohamed, que foram mediados por José Wilson. A reunião teve por objetivo tratar de assuntos referentes a Linha 4 do Metrô Rio. Diversos líderes de associações civis e comunitárias da região também estavam presentes ao encontro.
Na ocasião foram apresentados vídeos ilustrativos que explicaram o traçado do projeto e a evolução da obra. O secretário Júlio Lopes explicou que as obras de construção da Linha 4 do metrô, que vai ligar a Barra da Tijuca à Ipanema, serão concluídas em dezembro de 2015 e que o plano do governo é atender uma demanda de 240 mil pessoas, com a inauguração de seis novas estações entre Ipanema e Barra, passando por Gávea, Leblon e São Conrado. “Nossos estudos apontam que há 120 mil pessoas que vão para o Centro do Rio pela manhã e retornam no final da tarde realizando esta atividade pendular. E teríamos mais 120 mil pessoas que são usuárias e que teriam como destino, as atividades comerciais, de entretenimento e de serviços na Zona Sul, agregando um número muito maior de usuários que vão sair e entrar no metrô diariamente”, explicou o secretário.
Segundo Julio Lopes, não haverá a superlotação com o funcionamento da nova linha vinda da Barra da Tijuca, pois o intervalo entre os trens, previsto no contrato, será de três minutos. “Para que o novo fluxo de passageiros seja atendido, os intervalos serão reduzidos e cada trem terá capacidade para 1.200 passageiros”, acrescentou o secretário.
A Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro é um projeto que visa conectar a Barra da Tijuca até Ipanema passando por varios bairros da zona oeste e zona sul da cidade onde hoje funcionam os seviços especiais de integração do MetrôRio, como as linhas: Metrô na Superfície, Metrô-Barra, e a integração Metrô Expresso. O projeto atende uma das maiores reivindicações da população carioca na atualidade, visto que o tráfego entre a Zona Sul e a Barra é um dos piores, mais congestionados e saturados da cidade do Rio de Janeiro hoje, já que liga duas regiões de alto poder aquisitivo e geradoras de empregos. O caos na região é iminente, e devido às pouquíssimas opções de melhorias disponíveis, a implantação do Metrô é vista como a única saída e solução para o local.
Fonte: AIB – Plantão Barra – Graça Paes