A capital Cuiabá, conhecida pelos ritmos dançantes como o siriri, o cururu e o rasqueado, pelo som da viola de cocho e pelo ganzá, celebra nesta terça-feira (8), uma história rica de 295 anos, marcada pela beleza de suas igrejas, construídas pelos escravos no século XVIII, e pelos casarões coloniais que já serviram de residência a governantes, como o Marechal Deodoro da Fonseca.
Fundada em 08 de abril de 1719, Cuiabá preparou uma programação especial de aniversário. O Sesc Arsenal e o Pavilhão das Artes Teatro oferecem apresentações de dança, teatro e música. Aqueles que preferem um roteiro turístico durante o dia, têm à disposição um roteiro cultural que inclui o Museu do Morro da Caixa Dágua Velha, a Casa do Artesão e o Museu Rondon. Bares e restaurantes da cidade oferecem opções de culinária típica, com peixes de água doce e condimentos do cerrado.
A prefeitura da cidade também aproveitou a data para lançar o projeto da Arena cultural, um espaço para a realização de shows, exposições de artesanato e feira gastronômica, com foco na Copa do Mundo. Lá o turista poderá experimentar pratos típicos locais e dos países que jogarão em Cuiabá. Também está previsto para a Copa do Mundo um aplicativo para celular com informações sobre hotelaria, gastronomia e serviços de polícia e atendimento médico.
Especialmente visitada pelos paulistas, Cuiabá tem trabalhado para receber bem os turistas. Em 2013, o Ministério do Turismo destinou cerca de R$ 16 milhões para a reforma e a adequação de pontos turísticos, além da aquisição de duas unidades móveis de Centro de Atendimento ao Turista.
Ministério do Turismo
















































