Início Plantão Rio Crise financeira faz Papai Noel diminuir o número de presentes para a...

Crise financeira faz Papai Noel diminuir o número de presentes para a criançada no Dia de Natal

Passeio de charrete 2 - Foto de Hélio Araújo.png

 

Um trecho da tradicional música natalina ‘Velhinho’ diz que “Como é que Papai Noel / Não se esquece de ninguém / Seja rico ou seja pobre / O velhinho sempre vem”. Com a crise que atinge o país, no entanto, até mesmo o Papai Noel teve que rever sua planilha de custos e diminuir o número de presentes a serem distribuídos.

 

Pelo menos é o que vai fazer o diretor da Escola de Papai Noel do Brasil, Limachem Cherem, que há mais de 20 anos reserva as manhãs do dia 25 de dezembro (Natal) para sair com sua charrete e distribuir até 500 presentes para as crianças da localidade de Jardim Novo, em Realengo, na Zona Oeste da cidade.

 

Este ano, no entanto, o número de presentes, adquiridos com recursos dos integrantes da família Cherem, vai ser bem menor por conta da crise financeira que atinge o Brasil. Mas Limachem Cherem afirma que, apesar dos problemas econômicos, não vai acabar com a tradição e diz estar inspirado na música ‘Velhinho’.

 

“Infelizmente não contemplaremos o número de crianças que gostaríamos, mas não deixaremos de fazer o passeio de charrete e, principalmente, a entrega dos presentes. Por conta da crise, também estamos com dificuldades. Vamos reduzir o número de presentes, mas não vamos interromper a magia do Natal. Afinal, como está na música, Seja rico ou seja pobre / O Velhinho sempre vem”, lembra Cherem.

 

EMOÇÃO

 

O Papai Noel vai sair às 9h da Rua Dílson Funaro, 23, para percorrer diversas ruas do bairro. Às 10h, ele para sua charrete na Rua Vieira de Araújo, onde vai promover a entrega de presentes para as crianças, que já esperam com as senhas nas mãos. Os presentes são adquiridos com recursos da família Cherem, que se une para realizar o sonho das crianças da localidade.

 

Um momento de emoção do passeio do Papai Noel será a parada na Rua General Bernardino de Matos, onde fica a Escola Municipal Tasso da Silveira, local da tragédia que tirou a vida de 12 estudantes, em abril de 2011, assassinadas por um ex-aluno, que se matou em seguida. Ali o ‘Bom Velhinho’ vai depositar flores junto às estátuas dos menores assassinados, no memorial inaugurado pela Prefeitura em setembro.

 

Roteiro: Saída da Rua Dílson Funaro, seguindo pela Rua Pirpirituba, Largo do Jardim Novo, Rua Piraquara (onde faz uma parada na antiga Oficina de Papai Noel), Rua General Bernardino de Matos (parada na Escola Tasso da Silveira), Rua Carumbé, Rua Aritiba e chegada à Rua Vieira de Araújo.