Fiscais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) interditaram nesta sexta-feira (14/09) a empresa de reciclagem de ferro Brasprensa, situada na Avenida Coelho da Rocha, em Mesquita. A empresa descumpriu as exigências da legislação ambiental para a renovação do seu licenciamento e, além disso, há suspeitas de contaminação do solo e do lençol freático por hidrocarbonetos e metais pesados.
A empresa entrou com pedido de renovação da Licença de Operação em 2008, mas não cumpriu as exigências para a concessão da licença. Em vistorias, os técnicos do Inea constataram problemas como o armazenamento irregular de resíduos e proliferação de vetores. Devido à suspeita de contaminação do solo e do lençol freático por metais pesados, como cromo e níquel, e por hidrocarbonetos (óleo), o Inea requereu a realização de estudos técnicos. Porém, os estudos feitos pela empresa não foram aprovados pelo instituto.
A empresa já tinha sido notificada em várias ocasiões para cumprir as exigências, mas não cumpriu as determinações. Com a interdição, a empresa será multada e só poderá voltar a funcionar caso regularize a situação do licenciamento e tome as medidas necessárias para proceder à remediação de possíveis danos ambientais causados pela contaminação. O valor da multa será calculado posteriormente pela Coordenadoria Geral de Fiscalização (Cogefis) do Inea.
Governo do Rio

















































