Início Plantão Rio Escola de Lutas José Aldo é inaugurada no Complexo da Maré

Escola de Lutas José Aldo é inaugurada no Complexo da Maré

unnamed (1)

Secretário Marco Antônio Cabral entre os campeões Rodrigo Minotauro e José Aldo

 

unnamed (2)

Natural de Manaus, na região Norte do país, José Aldo veio para o Rio de Janeiro para treinar e lutou muito para chegar ao topo no mundo

 

unnamed (3)

Elizabeth e Rubens já se inscreveram para treinar Jiu-Jistu na Escola de Lutas José Aldo

 

unnamed (4)

Com capacidade de atender até 600 alunos, a Escola de Lutas vai oferecer 4 modalidades das artes marciais

 

unnamed

Escola de Lutas José Aldo: projeto da Seelje em parceria com o atual número 1 do UFC (Fotos: Rogério Santana)

 

O atual número 1 do ranking peso por peso do UFC, o lutador José Aldo, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), inaugurou, na manhã desta sexta-feira (29/05), a Escola de Lutas José Aldo, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. Localizada na Associação de Moradores do Conjunto Esperança, o projeto tem a capacidade de atender até 600 alunos, entre 8 a 16 anos, e vai oferecer quatro modalidades das artes marciais – Jiu-Jistu, Judô, Boxe e Luta Olímpica. Rodrigo Minotauro, outro nome de peso do UFC, também esteve presente na inauguração.

 

– O José Aldo se mostrou, desde o inicio, muito feliz com a ideia de fazer um trabalho social. Era uma coisa que ele já vinha querendo fazer há algum tempo, a gente realiza esse sonho hoje. Então, é esperar que as crianças tirem o melhor do projeto e que saiam daqui com muito mais força para a vida do que entraram. O Governo do Estado tem que se aproximar cada vez mais da comunidade e esse evento hoje é mais uma prova de que estamos investindo pesado na parte social, além da parte de segurança – ressaltou o secretário Marco Antônio Cabral.

 

José Aldo é natural de Manaus, mas foi no Rio de Janeiro que deu os primeiros golpes da carreira. O lutador, que morou na academia onde treinava, em uma comunidade carioca, sabe a força que projetos sociais como estes representam para crianças e jovens.

 

– Este era um sonho meu porque eu vim de um projeto. Então, desde Manaus sempre fui uma pessoa humilde e, hoje, para mim é uma honra muita grande poder fazer parte desse projeto todo. É a primeira vez que eu estou montando um projeto que carrega o meu nome que está lado a lado com as crianças da comunidade. Eu sei que daqui nós vamos tirar grandes atletas e, com certeza, formaremos muitos cidadãos – afirmou José Aldo, que no próximo dia 11 de julho, defende o cinturão do UFC pela oitava vez em quatro anos. Ele enfrenta o irlandês Conor McGregor, em Las Vegas, no UFC 189.

 

Promessas no Tatame

 

Rubens de Carvalho, de 16 anos, é morador do Conjunto Esperança, na Maré. O adolescente já pratica Jiu-Jistu, e agora, acredita que terá mais experiência para lutar.

 

– Vou fazer aulas aqui com os grandes mestres para poder pegar toda a experiência deles. Para quem mora em comunidade, não vemos tantas oportunidades assim, por isso, é muito bacana ter este projeto – disse Rubens.

 

Ana Carolina Rodrigues, de 14 anos, estava ansiosa para ver o ídolo de perto. Fã de José Aldo, Ana vai praticar Jiu-Jistu também.

 

– Tô animada para começar as aulas. E nervosa também para conseguir uma foto com o Aldo.

 

Luiz Alberto de Castro, de 40 anos, é pai de um dos novos alunos da Escola de Lutas. Morador da comunidade, ele afirma que o processo de pacificação tem trazido benefícios para a Maré.

 

– Projetos como esse são essenciais para a comunidade. A vida está começando a melhorar para a gente. Para quem gosta de esportes, a escolinha vai ser muito boa – afirmou Luiz.

 

A direção da Escola de Lutas será de André Pederneiras, de MMA, técnico que revelou José Aldo, enquanto a coordenação será de Daniel Piratiev Alvarez, treinador de luta olímpica da Seleção Brasileira. As aulas serão diárias, das 8 horas às 17 horas e toda a metodologia será desenvolvida pelo atual campeão Peso Pena do UFC. O projeto também contempla material esportivo para aulas, como tatames, quimonos e luvas.