O encerramento do ¡Hola Rio – Colômbia! foi marcado por mais um importante avanço para os fazedores de cultura, no que se refere à produção audiovisual. Após uma semana de ações que envolveram o compartilhamento de conhecimento e valiosas discussões em torno do mercado, novas possibilidades de negócios para o segmento da cultura e a potencialização de intercâmbio , profissionais e autoridades colombianas assinaram a Carta de Compromisso da Cooperação do Audiovisual, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, em um esforço coordenado pela Associação da economia criativa do Brasil – Instituto MentoresHub.
Contemplado no edital que promoveu o “Ano Rio – Colômbia”, o projeto de internacionalização da cultura teve início com ações culturais que envolveram música, patrimônio imaterial, dança, teatro e carnaval em cidades como Cali, Bogotá, Medellín, Mocoa e San Juan de Pasto.

Segundo Marcelo Caldas, presidente da Associação da Economia Criativa do Brasil e responsável pelo projeto, a cooperação entre Colômbia e Rio de Janeiro abre portas importantes para a cultura, sendo os eventos internacionais daquele país uma boa porta de entrada para outras conexões dos nossos fazedores culturais.
O objetivo é a capacitação e apoio a artistas e produtores de conteúdo, conectando-os a editais de incentivo nacionais e internacionais, construindo importantes pontes entre as lideranças latino e norte americanas com o Rio de Janeiro, buscando ampliar as parcerias.
“ Terminamos este ciclo com a sensação de dever cumprido e felizes por conseguirmos avançar mais um passo com a assinatura desta carta-compromisso. Estivemos desde setembro celebrando a diversidade artística, criando pontes importantes entre Brasil e Colômbia, com intensas atividades e encontros valiosos, levando a riqueza da produção artística do Estado do Rio de Janeiro, especialmente o carnaval, como forma de buscar essas nuances que nos aproximam”, diz Marcelo.
Participaram da assinatura da Carta Compromisso da Cooperação Audiovisual RJ – Medellín, a Secretária Estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, Karla Valderrama, representante da FilmmComission de Medellín. Contando com a presença de Manuel Leiva Procolombia, Leonardo Edde presidente da Sicav e Diego Bustos da ProImagenes. Na casa G20 no centro cultural Laura Alvim em Ipanema RJ.

















































