Início Plantão Rio Painel na Estação Nossa Senhora da Paz contará história do bairro de...

Painel na Estação Nossa Senhora da Paz contará história do bairro de Ipanema

painel-ipanemaEntrar na Estação Nossa Senhora da Paz da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca-Ipanema) pelo acesso da Rua Joana Angélica, em Ipanema, será como voltar no tempo. Quando a estação estiver funcionando, no primeiro semestre de 2016, o túnel subterrâneo vai contar – em azulejos – como as histórias do bairro e da Paróquia Nossa Senhora da Paz se misturam.

 

Tudo começa com uma notícia de jornal sobre o fim da 1ª Guerra Mundial. Há também referências da primeira escola do bairro, o Ginásio Franciscano, e da procissão em que a imagem da Santa foi levada da Paróquia de Nossa Senhora de Copacabana para Ipanema. As pinturas lembram ainda de Pixinguinha, com seu sax e a partitura de ‘Carinhoso’. O compositor morreu dentro da igreja, numa cerimônia de batismo no sábado de Carnaval, fato recordado pela Banda de Ipanema. O Cine Pax não podia ser esquecido, já que marcou a vida de tantas gerações. A Nossa Senhora da Paz, claro, encerra a história, abençoando a nova estação.

 

O trabalho é do arquiteto Luiz Neves, professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que há 24 anos restaurou a Igreja Nossa Senhora da Paz. A ideia, aliás, surgiu num bate papo com o padre Manoel. Foi ele quem deu detalhes históricos e ajudou a relacionar as curiosidades que seriam contadas.

 

– Padre Manoel e eu conversávamos sobre a nova estação no coração de Ipanema e os benefícios para a população. Em todo lugar do mundo, as estações de metrô têm um envolvimento muito forte com o bairro. Se no metrô subterrâneo não é possível ver a paisagem, acho que tem que ter arte, de uma forma que se possa descobrir a cidade – diz o arquiteto, morador de Botafogo que vai ser um dos usuários da Linha 4 do Metrô.

 

Neste painel, o arquiteto tentou reproduzir as principais fachadas de Ipanema dos anos 20, e não deixou de fora o Morro Dois Irmãos. Ele conta que o padre Manoel foi fundamental para relacionar os fatos históricos do bairro e que, ao visitar a estação para ver o painel de perto, o desenho que os dois mais gostaram foi o que mostra a procissão:

 

– A igreja ainda não estava pronta e, por isso, a imagem ficou guardada na paróquia de Copacabana, quando chegou da França. Aquela pintura mostra a atitude forte religiosa, do envolvimento das pessoas que uniram os bairros acompanhando a imagem de Nossa Senhora da Paz. Ficou muito bonito, nós adoramos.

 

O Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô entre Ipanema e Gávea, já instalou um painel adesivado com essas imagens, que servirão de referência para a aplicação dos azulejos, ao fim da obra. A estação também está em fase de acabamentos. O piso de granito foi assentado no nível de acesso pela Rua Joana Angélica e na área onde ficarão as catracas e bilheterias. As pastilhas verdes e revestimento em tons pastéis já estão na parede.

 

Quem passa pela esquina das ruas Joana Angélica com Visconde de Pirajá já consegue perceber a estrutura metálica que vai cobrir as escadarias do acesso de passageiros. A instalação dos vidros com película antirresíduo foi concluída no fim de dezembro. Assim como nas demais estações da Linha 4 do Metrô, a arquitetura do acesso tem design discreto e padronizado, contribuindo para o conforto térmico, melhor visibilidade dos passageiros e integração com o paisagismo do entorno. O acesso também já tem corrimão de aço inox escovado e guarda corpo em vidro, que seguem a mesma orientação de modernidade, qualidade e resistência. Esta é a estrutura definitiva da estação, que vai beneficiar cerca de 47 mil pessoas por dia, a partir do primeiro semestre de 2016.

 

Nesta estação, os colaboradores fazem a armação da laje da plataforma, para receber o concreto, e ainda executam a montagem de eletrodutos e leitos para a passagem de cabos.

 

Mais de 300 mil pessoas vão usar a Linha 4 do Metrô

A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca—Ipanema) é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entrará em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes. Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão ainda deslocar-se da Barra da Tijuca até a Pavuna, pagando apenas uma tarifa.

 

Governo do Rio