O Procon Carioca retorna às ruas, nesta segunda-feira, dia 20, para checar o cumprimento da Lei da Fila na Zona Oeste da cidade. Os fiscais vão verificar se os clientes estão sendo atendidos em 15 minutos, como manda a lei. Neste ano, o órgão já esteve em agências bancárias dos bairros do Catete, Madureira, Tijuca, Vila Isabel, Campo Grande, Méier, Grajaú, Maracanã , Jacarepaguá e Estácio. Das 33 agências vistoriadas, 20 apresentaram irregularidades, foram autuadas e poderão ser multadas, em caso de reincidência.
Segundo a Lei Municipal 5.254/11, que estabelece as obrigações dos bancos nos serviços prestados a seus clientes, o tempo máximo de espera na fila para o atendimento não pode passar de 15 minutos. No entanto, em seis agências vistoriadas os correntistas estavam aguardando mais tempo do que determina a lei. Também de acordo com a lei 5.280/11, é obrigatória a instalação de divisórias que separam o consumidor atendido no caixa dos demais que aguardam atendimento.
O consumidor que quiser se queixar do desrespeito à Lei da Fila do Banco pode ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura do Rio (1746) ou registrar sua reclamação via internet.