A dificuldade de trafegar naquele trecho é uma reclamação antiga dos moradores . Na hora do rush , muitas vezes as quatro pistas da Avenida das Américas são ocupadas por motoristas que fazem o retorno para a Barra e não deixam espaço para quem quer seguir em direção ao Recreio. “Todo o tráfego é concentrado ali por falta de educação dos motoristas e de uma baia que delimite o acesso à entrada do retorno. Não dá para passar lá sem gastar ao menos 15 minutos. O fluxo de carros é grande, porque todo mundo que vem de Vargem Grande ou Pequena é obrigado a pegar aquele retorno ou andar mais quatro quilômetros para entrar no seguinte”, explica a aposentada Márcia Barroso.
Retorno na Avenida das Américas, na altura do número 16.100, será alterado
Em alguns dias, os motoristas que passarem pela altura do número 16.100 da Avenida das Américas, próximo ao Recreio Medical Center , terão mais facilidade para pegar o retorno para a Barra da Tijuca . Um projeto , com desvios de mão e criação de mais uma pista de acesso , elaborado pela CET-Rio , já foi entregue à Secretaria municipal de Infraestrutura e poderá ser implantado em breve.
No Recreio, a CET-Rio também estuda transformar vias de mão dupla em mão única de direção. Começando pelas ruas Jorge Emílio Fontenelle, Gustavo Corção e Nehemias Gueiros. A medida foi pensada para melhorar a circulação e aumentar a oferta de vagas.
Morador da região, Sancler Mello, superintendente da Barra, conhece bem os problemas do trânsito na região. “Fizemos a demanda de um projeto de baixo custo, mas que apresente resultados, à CET-Rio. Não dava para criar alças, viadutos ou passagens subterrâneas, mas o projeto vai ter a mesma eficiência destes.