Início Destaque SANEA Rio 2025 será realizado em outubro, na Glória, RJ

SANEA Rio 2025 será realizado em outubro, na Glória, RJ

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Rio de Janeiro (ABES RJ) promove na quarta-feira, dia (29/10), de 9h às 22h, o SANEARio: maior evento de saneamento e meio ambiente do Rio de Janeiro. O encontro, que está na sua quarta edição, será realizado no Teatro Adolpho Block, na Glória, na Zona Sul do Rio, e proposituras serão discutidas para o setor.

 

O tema deste ano será “Saneamento e Segurança Hídrica: Desafios e Inovações em um Cenário de Mudanças Climáticas”. O encontro contará com a presença dos principais players do segmento, como Concessionárias, Agência reguladora, Governo do Estado, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental de diferentes estados (ABES), Comunidade, Empresários, Investidores, Universidades, Academia e Estudantes, Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro (CERHI-RJ), Comitês de Bacias Hidrográficas, Associações de empresários e de moradores, Comitês de Monitoramento, Imprensa, Fornecedores e Operadores do mercado.

 

Neste ano, o evento reforça sua missão de promover o diálogo entre operadores, órgãos públicos, setor regulador, academia e sociedade civil em torno das soluções para a crise hídrica e climática, com foco especial no papel das concessões e nas inovações necessárias para garantir água segura e serviços sustentáveis para todos. Além disso, haverá uma feira de tecnologias, divulgação de trabalhos técnicos e um espaço B2B, que pretende aproximar as principais empresas do setor de saneamento ambiental do estado do Rio de Janeiro, por meio de reuniões agendadas entre os fornecedores e principais stakeholders.

Presidente da ABES/RJ, Renato Espírito Santo

Confira abaixo a programação:

8h30: Credenciamento
9h20 Painel de abertura: Recepção institucional e composição da mesa de abertura. Tema: Saneamento e Segurança Hídrica: Desafios e inovações em um cenário de mudanças climáticas
Introdução técnica do evento: Case de inovação para segurança hídrica nas concessões do RJ;

– 10h30 – Painel 1: Concessões e Segurança Hídrica – Discussão sobre experiências recentes nas concessões de saneamento do estado frente a eventos climáticos extremos(enchentes, estiagens, crise hídrica).* Participação de diretores das concessionárias.
– 12h30 – Almoço e Visitação à Feira de Tecnologia
– 14h – Painel 2: Gestão Metropolitana, Regulação e Clima – Discussão sobre a integração entre diferentes escalas de gestão (municípios, estado, regiões metropolitanas) e os desafios regulatórios em um cenário de escassez hídrica e eventos extremos.* Participação de especialistas e autoridades reguladoras.
– 16h– Cofee Break e Visitação à Feira de Tecnologias
– 16h40 – Painel 3: Financiamento, inovação e sustentabilidade – Painel sobre instrumentos financeiros, ESG, soluções inovadoras, sustentabilidade e caminhos para viabilizar investimentos resilientes.* Participação de profissionais e especialistas.
– 18h30 – Encerramento oficial e agradecimentos
– 19h – Coquetel VIP

Inscrições pelo link: https://sanearioabes.com.br/