Pelo mercado potencial, o Rio de Janeiro foi a cidade escolhida pela Yadea, maior fabricante mundial de motos elétricas, para o lançamento da scooter autopropelida GFX6. A apresentação do autopropelido aconteceu na 13ª edição do Festival Moto Brasil, realizado na primeira semana de setembro, onde o público interessado conheceu e testou os modelos da marca no espaço de testes.
O GFX6 é um modelo autopropelido – atinge o máximo de 32 km/h e tem motor de 1000W, condições que não exigem emplacamento e CNH do condutor para dirigir – com design urbano, próprio para curtas e médias distâncias. Ele foi projetado para rodar em cidades, mas sua suspensão e paralamas elevado permitem um bom desempenho em estradas de terra.
“O GFX6 é uma solução urbana pensada para os desafios das ruas brasileiras e terrenos irregulares. Seu design diferenciado atende ao desejo dos usuários por personalização”, afirma Qubo He, vice-gerente geral da Yadea South America Marketing Company. No Brasil, o GFX6 está sendo comercializado por volta de R$13.800,00.
Em relação ao mercado, a Yadea acredita que o Brasil será um dos principais mercados da marca. Até 2028, a Yadea estima abrir mais 300 novos pontos de venda, aumentando seu portfólio de modelos elétricos inteligentes e investimentos em infraestrutura de pós-venda.
Owin e Keeness
Além do GFX6, o público teve a oportunidade de conhecer outros modelos, como o autopropelido elétrico Owin. Também focado em mobilidade urbana, o modelo tem motor de 1000 W e velocidade máxima de 32 km/h, com autonomia de 71 km.
Entre as motos, a Yadea comercializa o modelo Keeness, com desempenho equivalente ao de uma moto de 125 cc. A moto é equipada com motor de 11 kW e aceleração de 0 a 50 km/h em 3 segundos, com velocidade máxima de 100 km/h e autonomia de 129 km.
Versatilidade
A versatilidade dos modelos também é uma vantagem. As baterias das scooters e autopropelidos da Yadea são intercambiáveis, ou seja, podem ser usadas em qualquer modelo. Elas levam cerca de 6 horas para carregar. Já a Keeness possui bateria específica não intercambiável, de lítio de 72V 32Ah.
Todos os modelos da marca são embarcados com conectividade e podem ser acionadas via aplicativo próprio, NFC e chave física.
Tanto no Rio de Janeiro como no Brasil, o compromisso da Yadea é se tornar uma referência em mobilidade elétrica sobre duas rodas. Com mais de 100 milhões de veículos elétricos de duas rodas vendidos em todo o mundo e rede de mais de 40.000 pontos de venda, a Yadea é a líder mundial em volume de vendas há 8 anos consecutivos.
Fotos Divulgação/Yadea