Início Plantão Barra Uzina Eco Arte completa 20 anos

Uzina Eco Arte completa 20 anos

A UZINA ECO ARTE vai completar 20 anos de História em 2010 na Região da Jacarepaguá, Barra e Recreio.Um História de dedicação, amor, mobilizações e ações em defesa da Cidade do Rio de Janeiro que começou no Bairro de Jacarepaguá em 1990 através da fundação da Associação Sócio Cultural UZINA ECO ARTE e em 2010 vai completar 20 anos de conquistas e vitórias em prol do Povo do Estado do Rio de Janeiro.

A Ong UZINA ECO ARTE nascida em 1990 através da luta pela implantação da Lona Cultural de Jacarepaguá, pela preservação dos ecossistemas da Região como a despoluição das Lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, pela implantação de Transportes de Massas como  o Metrô além de melhorias na Educação Pública e da Saúde da Região de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.
 
O Aniversario da Ong UZINA ECO ARTE vai ser comemorado no  dia 05 de Junho de 2010.
 
A ser comemorado no dia 05 de Junho -Dia Mundial do Meio Ambiente.

A Associação Sócio Cultural UZINA ECO ARTE começou como um Movimento Sócio Cultural, Ecológico  e Educacional fundada em 1990 pelo falecido Artista, Produtor Cultural e Ambientalista Ricardo Afonso na qual a UZINA ECO ARTE revolucionou  a Cultura na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro em particular do Bairro de Jacarepaguá ao defender em plena ECO 92( Conferencia Mundial do Meio Ambiente) realizado no Rio Centro, Jacarepaguá na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro a propor a utilização das Tendas da ECO 92 em Lonas Culturais com objetivo da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro construir a tão sonhada Rede de Lonas Culturais da Zona Oeste, hoje uma realidade graças a mobilização e luta da UZINA ECO ARTE.

Em 1991 e 1992 durante os dois primeiros Fóruns de Cultura da Zona Oeste realizados nos Bairros de Santa Cruz e Campo Grande o jovem Produtor Cultural RICARDO AFONSO(IN MEMÓRIAN) apresentou o Projeto da Lona Cultural de Jacarepaguá batizado de Teatro de Lona Território Livre.

Entre os anos de 1990 a 1994 os Jovens Produtores Culturais Ricardo Afonso e Carlos Santanna(KADOKA) afirmaram em  diversos Jornais como O GLOBO, JB e O DIA que a Lona Cultural de Jacarepaguá seria o ponta pé inicial para a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro descentralizar e democratizar a Cultura em toda a Zona Oeste através da implantação de novas Lonas Culturais.

Infelizmente em 1995 o Produtor Cultural Ricardo Afonso começa adoecer e não pode ver o sonho da  Lona Cultural de Jacarepaguá virar realidade e a UZINA ECO ARTE se tornar em uma das principais Associações Civis do Estado do Rio de Janeiro.

Pois em 1997 vem a falecer no Hospital Raphael de Paula no Sub Bairro da Curicica o Jovem Artista Ricardo Afonso Patrono da Associação Sócio Cultural UZINA ECO ARTE e Idealizador da Lona Cultural de Jacarepaguá.

Em 1999 após alguns anos adormecida a UZINA ECO ARTE é reconstruída como Movimento Sócio Cultural UZINA ECO ARTE pelo Ex Lider  Estudantil e Ambientalista Marcio Luiz, pela Produtora Cultural e Educadora Ambiental Vania Afonso e  pelo Lider Comunitário e Ambientalista Rodolfo Afonso na qual foram relançadas e lançadas as seguintes Politicas Públicas tanto para a Região de Jacarepaguá, Barra e Recreio quanto para a nossa ZONA OESTE:

Defesa da Lona Cultural e Vila Olímpica de Jacarepaguá.

Defesa da Despoluição das Lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá.

Construção de Escolas Técnicas(CEFETs ou FAETECs) em Jacarepaguá, Bangu, Campo Grande, Santa Cruz e Barra da Tijuca além da criação de uma Universidade Pública seja Estadual ou Federal na Zona Oeste a UEZO ou a UFZO.

Defesa da proteção e preservação do Parque Estadual Floresta da pedra Branca.

Construção da Unidade de Colégios Pedro II em Jacarepaguá, Campo Grande…

Construção de mais Escolas de Ensino Médio em Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes e Vargem Grande.

Luta pela Melhoria e Ampliação dos Postos de Saúde e Hospitais da Região.

Mais Creches Públicas para a Região

Metrô na Região Já

Reforma nos Prédios Escolares dos Colégios Estaduais da Barra da Tijuca e Jacarepaguá como os Colégios Estaduais Vicente Juanuzzi e Brigadeiro Shorcht.

A partir de 2003 a UZINA ECO ARTE enquanto um Movimento Sócio Cultural, Ambiental e Educacional preocupado sempre com a Qualidade de Vida da nossa População começa a incluir em suas bandeiras de lutas e mobilizações outras importantes Bandeiras Sócio Educacionais, tais como:

Luta pelo Teatro Público e Ciclovias em Jacarepaguá.

Compra de Prédios próprios para as Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio que funcionam em Prédio alugado ou compartilhado com a Prefeitura do RJ  nos  Sub Bairros do Tanque, Vargem Grande e  adjacentes  como  os Colégios Estaduais Stella Matutina no Largo do Tanque e Teofilo da Costa em Vargem Grande.

Reabertura da Maternidade Pública Leila Diniz de Jacarepaguá e construção de uma Maternidade Pública na Barra da Tijuca.

Implantação de  Ciclovia na Estrada dos Bandeirantes

Construção de uma Passarela na Comunidade da Merck em frente ao Mercadão de Jacarepaguá na Estrada dos Bandeirantes.

Hoje em dia a Lona Cultural e a Vila Olímpica de Jacarepaguá, a UPA da Taquara(Posto) de Saúde, a compra do Prédio do SUSE  para o Colégio Estadual Maria Terezinha na Praça Seca além  da Reforma nos  Prédios Escolares dos Colégios Estaduais Brigadeiro Shorcht e Vicente Juannuzi  são fruto da mobilização  e luta cidadã da Uzina Eco Arte

Tudo isso qualifica a Associação Sócio Cultural Uzina Eco Arte como um dos Associações Civis de Cultura, Educação, Meio Ambiente e Cidadania mais atuante de Jacarepaguá, Barra e Recreio  e até mesmo da Zona Oeste e da Cidade do Rio do Rio de Janeiro.

A partir do ano de 2003 através do projeto de educação ambiental nas Escolas Públicas denominado Ciclo de Debates – Palestras da Baía de Guanabara a UZINA ECO ARTE começa a desenvolver e ampliar a sua atuação Bairros como Campo Grande e Bangu na Cidade do Rio de Janeiro e nas Cidades de Niterói, São Gonçalo, Nilopolis e Duque de Caxias.

Pois a Uzina Eco Arte ultrapassou as fronteira s da nossa Região e teve um papel fundamental  e histórico em importantes lutas e mobilizações, tais como:

Implantação da UEZO(Universidade Estadual da Zona Oeste) em Campo Grande.

Construção da Escola Técnica Estadual de Ricardo de Alburquerque.

Implantação da Unidade do Colégio Pedro II em Niterói e Duque de Caxias

Implantação  do CEFET(Escola Técnica federal) em Duque de Caxias.

Implantação do Espaço Cultural dos Bondes e do Super Mercado Guanabara em Niterói

Fonte: Uzina Eco Arte