Início Site

NOTA DE REPÚDIO

A AIB – Associação da Imprensa do Brasil, por meio desta nota, manifesta seu mais profundo repúdio ao ato de racismo sofrido pela jornalista Luciana Barreto, apresentadora do Repórter Brasil Tarde, da Tv Brasil, (EBC), ocorrido no dia (14/4), durante o exercício legítimo de sua profissão. Ressaltamos também nossa consternação as ameaças que a jornalista vem sofrendo desde o dia 17 de março deste ano. Declaramos que como instituição de defesa dos direitos da imprensa, a AIB está solidária e unida contra quaisquer discursos de ódio e preconceito de setores reacionários da sociedade que se propagam nas redes sociais.

O racismo é uma prática criminosa e inadmissível, que atinge não apenas a vítima direta, mas toda a sociedade. É ainda mais grave quando direcionado a profissionais da imprensa, que atuam na linha de frente da informação, da verdade e da democracia. Atos como esse demonstram a persistência de estruturas discriminatórias que precisamos combater com firmeza e urgência.

“Reforçamos que não nos calaremos diante de qualquer forma de preconceito ou violência. Racismo não é opinião, é crime, e deve ser tratado como tal”, Rafael Gomes, Diretor Social e presidente da Comissão de Inclusão e Diversidade da AIB.

A AIB – Associação da Imprensa do Brasil ressalta que deve haver uma apuração rigorosa dos fatos, responsabilização dos envolvidos e ações concretas que garantam respeito, proteção e dignidade de todos os profissionais de comunicação, independentemente de sua cor, origem ou etnia.

Reafirmamos, também, por meio desta nota de repúdio, nosso compromisso com a luta antirracista e com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e livre de qualquer forma de discriminação.

Rio de Janeiro, 17 de abril de 2025

Manule Lopes  – Presidente da AIB

ASSOCIAÇÃO DA IMPRENSA DO BRASIL

AIB 27 anos: Faça parte da AIB!

O jornalismo precisa de quem acredita nele. Você é um deles?

Ser jornalista é resistir. É estar junto é avançar.

 

Você cuida da notícia, a AIB cuida de você.

 

Se você deseja fazer parte do quadro de associados da AIB, como pessoa física ou jurídica, basta enviar o formuário abaixo com seus dados por e-mail para: presidenciaaib@gmail.com

Associados AIB tem descontos em cursos e palestras promovidas pela Associação da Imprensa do Brasil – AIB!

Foi dada a largada!  Dia (30/08) começa a votação do Troféu AIB de Imprensa 2023

A votação para o Troféu AIB de Imprensa 2023, começa às 0h do dia 30.08.2023, quarta-feira, e termina às 23h59 do dia 06.10.2023, sexta-feira.

Escolha os melhores de 2023! Seu voto faz diferença!

Ao acessar o link de votação, lembre-se, que é necessário votar em todas as categorias para completar o voto!

 

Estão concorrendo ao Troféu AIB de Imprensa 2023:

 

Categoria Melhor Ator

Cirillo Luna – (Record Tv – Série ‘Reis’)

Dalton Vigh – (Sbt – Novela ‘Poliana Moça’)

Nicolas Prattes (Globoplay, Tv Globo – Novela ‘Todas as Flores’)

Raphael Logam (Star Plus – Série ‘Impuros’)

Rômulo Estrela (Tv Globo – Novela ‘Travessia’)

 

Categoria Melhor Atriz

Mariana Ximenes (Tv Globo – Novela ‘Amor Perfeito’)

Paloma Bernardi (Record Tv – Série ‘Reis’)

Sheron Menezzes (Tv Globo – Novela ‘Vai na Fé’)

Sophie Charlotte (Globoplay, Tv Globo – Novela ‘Todas as Flores’)

Thais Melchior (SBT – Novela ‘Poliana Moça’)

 

Categoria Melhor Jornal Impresso/ Site 

Jornal Extra (RJ)

Portal de Notícias G1

Jornal Meia Hora (RJ)

Portal de Notícias Metrópoles

Portal de Notícias UOL

 

Categoria Melhor Colunista

Fabia Oliveira

David Brazil

Hugo Gloss

Leo Ferreira

Lu Lacerda

 

Categoria Melhor Programa Jornalístico

Profissão Repórter (Tv Globo)

Os Pingos nos Is (Jovem Pan)

Domingo Espetacular (Record Tv)

Grande Debate (CNN Brasil)

Roda Viva (Tv Cultura)

 

Categoria Melhor Telejornal

Jornal Hoje (Tv Globo, Nacional)

Balanço Geral (Record Tv Rio)

Cidade Alerta (Record Tv, Nacional)

Alerta Nacional (Tv A Crítica, Manaus)

SBT (Telejornal, RJ)

Em breve divulgaremos a lista dos destaques especiais eleitos pela Comissão AIB.

 

Link de votação:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScSIseQGu3j57hmJOBi5Jtn_j51hJFcbeniwJMrNoYnem-xVg/viewform

 

14ª edição do TROFÉU AIB DE IMPRENSA

A cerimônia de entrega da 14ª edição do TROFÉU AIB DE IMPRENSA (evento fechado para convidados) será dia 13 de dezembro, às 19h, no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, no Leblon, na Zona Sul do Rio.

Acompanhe as novidades do evento e o resultado oficial no dia 07.10.2023 no Portal AIB NEWS (www.aibnews.com.br)

 

Sobre a AIB

A AIB – Associação d​a Imprensa d​o Brasil, anteriormente chamada de Associação de Imprensa da Barra ​da Tijuca, foi fundada em 3 de setembro de 1998​. É uma entidade sem fins lucrativos​ e congrega profissionais de Imprensa, nas mídias impressa​, eletrônica, ​audiovisual e fotográfica, ​estudantes de jornalismo​ e veículos de comunicação.​ É filiada a FENAI/FAIBRA – Federação Nacional da Imprensa do Brasil e Federação das Associações de Imprensa do Brasil.

 

Confira o vídeo da 13a. edição do Troféu AIB de Imprensa

 

Fernanda Montenegro, Gilberto Gil  e Tony Ramos serão os grandes homenageados no Troféu AIB de Imprensa 2022 que tem vários famosos concorrendo por votação popular

A 13a. edição do Troféu AIB de Imprensa será realizada no dia 14 de novembro de 2022, no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, no Leblon, na Zona Sul do Rio.

JÁ VOTOU?
Está rolando até 20/09 a votação popular para a escolha dos melhores do ano que irão receber o Troféu AIB de Imprensa.

Clique no link abaixo:

13º TROFÉU AIB 2022
VOTAÇÃO ABERTA PELA INTERNET ATÉ O DIA 20/09/2022

Melhor ator
Wladimir Britcha (Quanto mais vida Melhor-Tv Globo)
Mateus Solano (Quanto mais vida Melhor-Tv Globo)
Irandhir Santos (Pantanal-Tv Globo)
Daniel Blanco (Reis-Record)
Carlo Porto (Carinha de Anjo – SBT)

Melhor atriz
Paolla Oliveira (Cara e Coragem-Tv Globo)
Giovana Antonelli (Quanto mais vida Melhor – Tv Globo)
Isabel Teixeira (Pantanal – Tv Globo)
Stephany Brito – Reis – Record)
Debora Sartori (reis – Record)

Melhor Youtuber
Carlinhos Maia
Whinderson Nunes
Felipe Neto
Kefera
Camila Loures

Melhor Influencer
Anitta
Juliete
Gil do Vigor
Larissa Manoela
Tatá Werneck

Canal de Notícias Tv Fechada
Joven Pan
Globo News
Band News
Record News
CNN

Melhor Jornalista
Maju Coutinho (Tv Globo)
Pedro Figueiredo (Tv Globo)
Cesar Trali (Tv Globo)
Roberto Cabrini (Record)
Willian Travassos (Joven Pan)

Melhor apresentador de Entretenimento Tv
Fausto Silva (Band)
Mion (Tv Globo)
Huck (Tv Globo)
Serginho groisman (Tv Globo)
Rodrigo Faro (Record)

ESCOLHA DA COMISSÃO DA AIB
Melhor Filme – Medida Provisória
Melhor Programa de Entrevista – Que História É Essa Porchat?
Melhor Programa Jornalístico – Globo Repórter

 

Empresários do ano

João Diniz (Gastronomia)
Francisco Magalhaes (Sustentabilidade Social)
Metrô Rio

 

MOÇÕES (DIPLOMAS)
Delegado da 16a DP
Comandante do 31o. Batalhão
Comandante do Barra Presente
Barra Shopping
Sheraton
Ex Secretário de Saúde Daniel Soranz
Presidente da FIOCRUZ
Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ, Danielle Barros
Eduardo Barata, presidente da APTR
Cida Moraes, apresentadora do Programa Gente Carioca
Rede Be ​​Offices​ ​
Talita Galhardo (Subprefeita de Jacarepaguá, RJ)
Raphael Lima (Subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, RJ)

​​

Destaque Especial

Fernanda Montenegro
Gilberto Gil
Tony Ramos.
Jornalista Rodolfo Scheneider
Record Tv Rio – Emissora de Tv Regional

O evento também irá homenagear a ABL – Academia Brasileira de Letras pelos seus 125 anos.

 

Sobre a AIB
A AIB – Associação da Imprensa do Brasil, anteriormente chamada de Associação de Imprensa da Barra da Tijuca. Foi fundada em 3 de setembro de 1998. É sem fins lucrativos e congrega profissionais de Imprensa, nas mídias impressa, eletrônica, audiovisual e fotográfica, estudantes de jornalismo e veículos de comunicação. É filiada a FENAI/FAIBRA – Federação Nacional da Imprensa do Brasil e Federação das Associações de Imprensa do Brasil.

 

The Town 2025: Leilão ‘Fans For Change’ com itens autografados por artistas do line-up acontece até 29 de setembro

Conectando fãs, artistas e propósito, o The Town promove, mais uma vez, o leilão beneficente “Fans For Change”. Até o dia 29 de setembro, o público pode arrematar os tradicionais objetos autografados pelos artistas do line-up da edição 2025. Alinhado ao Amazônia Live – Hoje e Sempre, toda a arrecadação será destinada a projetos do Instituto Socioambiental, que foram parceiros do Amazônia Live em 2016, e da Ação da Cidadania, ONG parceira da Rock World há anos e considerada uma das maiores redes de solidariedade do país. Ambas as iniciativas trazem projetos com forte presença no Pará e representam diferentes formas de apoiar os agentes que mantêm a floresta de pé: enquanto uma atua na restauração ambiental em áreas remotas, a outra promove segurança alimentar em dimensão estadual.

No ar desde o dia 1º de setembro, o leilão conta com guitarras Tagima e itens exclusivos autografados por artistas que marcaram o evento, como Katy Perry, Green Day, Bruce Dickinson, Camila Cabello, Jessie J, Natasha Bedingfield, Bad Religion, J Balvin, Jason Derulo, CeeLo Green, Ivete Sangalo, Filipe Ret, Capital Inicial, IZA, Toni Garrido, Olodum, Célia Sampaio, Rogério Flausino, Lionel Richie, Iggy Pop, Ms. Lauryn Hill, Pitty, CPM22, Supla & Inocentes, Luísa Sonza, Pedro Sampaio, Duda Beat, Di Ferrero, Matuê, Cabelinho, Karol Conka, AJULIACOSTA, Ebony, Gloria Groove, Priscilla, Luccas Carlos, Os Garotin, Ludmilla, Dennis, Tília, Joelma, Jota.pê, João Gomes, Dona Onete, Zaynara, Gaby Amarantos, entre diversos outras atrações.

A ação acontece em parceria com a plataforma Play For a Cause (https://playforacause.com.br/), onde todos os itens autografados estão disponíveis para lances. Os objetos físicos tiveram lances iniciais de R$ 2.023, valor simbólico em referência ao ano da primeira edição do The Town.

Desde que foi criado, em 2015, o leilão já arrecadou mais de R$ 1.552 milhões destinados a projetos sociais apoiados pela Rock World, em edições realizadas no The Town, Rock in Rio Brasil, Rock in Rio Lisboa e Rock in Rio Las Vegas. Em 2025, para participar, basta acessar o site da Play For a Cause, conferir os itens disponíveis e dar o lance.

Fred Pontes participa de Fam trip no Chile

O renomado fotógrafo Fred Pontes desembarcou em Puerto Varas, no sul do Chile, na segunda-feira, dia (22/9), para participar de uma fam trip ao lado de renomadas agências de viagem – entre elas Fly Tour, 2TF, Diversa e AD Turismo. Ele estava acompanhado de jornalistas. Todos foram conhecer a cidade e seus principais atrativos turísticos.

O grupo visitou as dependências do Hotel Radisson, acompanhado da diretora executiva Geraldine Zolezzi. E, participou de um coquetel de boas-vindas realizado no Salão Nobre do local que contou com a presença do prefeito Tomás Garate e do secretário de Desenvolvimento do Estado, Felipe Petit.

“Este encontro só pôde acontecer graças a uma parceria com o presidente da Câmara de Comércio e Turismo de Puerto Varas, Horácio Bovolo, e com a companhia aérea Sky Airline, representada pela executiva Laurence Broteiro. Ambos estiveram presentes no coquetel, conduzindo as boas-vindas e apresentando todos os participantes”, destacou a organização.

A programação em Puerto Varas segue intensa, com diversas experiências planejadas:

Terça-feira (23/09): traslado até Frutillar, navegação pela baía, visita guiada ao Teatro del Lago, experiência em um spa em Cancagua com águas termais, além de jantar e visita técnica ao Hotel Cabañas del Lago.

Quarta-feira (24/09): visita ao Conselho do Salmão, incluindo inspeção da planta e degustação nas instalações, seguida de jantar e visita técnica ao Hotel Boutique Casa Kalfu.

Quinta-feira (25/09): excursão às Termas de Cachamó, com experiência de spa, encerrando o dia com jantar, visita técnica e jantar de despedida no Hotel Bella Vista.

Sexta-feira (26/09): retorno da comitiva ao Brasil.

FAM TRIP Puerto Varas
Viva a experiência de descobrir o sul do Chile.

I LOVE RIO: como uma paixão virou marca e vitrine cultural para o mundo

Há séculos, o Rio de Janeiro inspira artistas, pintores, músicos e poetas. E assim inspirou a criação de um dos mais inovadores trabalhos de divulgação de cultura e turismo do mundo. A geografia icônica, as praias, a música, o sorriso cativante do carioca e a atmosfera solar fazem da cidade uma das mais desejadas do planeta. Mas traduzir tudo isso em uma marca viva, global e estruturada é um desafio de longo prazo. E foi isso que a equipe do I LOVE RIO decidiu encarar. Com mais de uma década de trabalho consistente, o grupo ergueu uma das plataformas mais completas de valorização cultural e turística da cidade — com impacto global e raízes profundamente locais.

A produção começou em 2008 e ganhou o mundo de forma oficial em 2016, quando a frase “I LOVE RIO” foi projetada no Cristo Redentor, na semana anterior à abertura dos Jogos Olímpicos. As fotos da noite de lançamento viralizaram, ganharam destaque em veículos internacionais e chegaram até a Times Square, em Nova York. Desde então, o que se viu foi uma avalanche de iniciativas — físicas e digitais — que reforçaram a imagem do Rio como capital mundial de história, beleza e da cultura.

Desde o início, o trabalho foi pensado com arquitetura inovadora. Cada camada da plataforma foi desenhada para ser modular, expansível e capaz de integrar múltiplos formatos de conteúdo e até de produtos. Ao longo dos anos, esse ecossistema foi alimentado por cerca de 100 profissionais — entre pesquisadores, escritores, redatores, designers, tradutores, programadores, produtores culturais e fotógrafos — que ajudaram a transformar a visão em realidade.

Um ponto alto do projeto é a criação de um dos portais mais robustos já produzidos sobre uma única cidade, com mais de 25 mil páginas de conteúdo original em inglês — uma demonstração clara da excelência e do cuidado com que o trabalho foi concebido ao longo dos anos. O material vai de curiosidades e explicações culturais a mapas, playlists, textos históricos, informações sobre natureza, arquitetura, esportes e muito mais. Tudo escrito em tom acessível para estrangeiros, mesmo aqueles que nunca pisaram no Brasil ou falam português. Além disso, o portal oferece links úteis para aprofundamento — organizados de forma inteligente e responsiva. Criado para ser usado em tablets, funciona brilhantemente em computadores, como se fosse um aplicativo.

Em uma abordagem inovadora, o projeto traduziu a frase “I LOVE RIO” para dezenas de idiomas. A ideia foi fugir do símbolo de coração, amplamente usado e repetido por iniciativas semelhantes, e adotar a palavra traduzida como forma mais autêntica e direta de conexão com o público de cada país. Assim, surgiram variações como  https://jaimerio.com, que apresenta o conteúdo introdutório em francês, e até o provocativo  https://1L0V3R10.com, uma espécie de cartão de visitas binário voltado a visitantes “de outros planetas”. Afinal, quem disse que alienígenas entendem o símbolo do coração?

Além disso, o volume de material gerado pelo projeto ao longo dos anos foi tão grande que se tornou necessário registrar cerca de mil domínios complementares — cada um segmentando um tema, área ou formato específico, como por esemplo no caso do https://parquemarapendi.com que ja abre a pagina relativa a este parque municipal. Isso permitiu uma navegação mais fluida, acessível e especializada para usuários de diferentes perfis. A estrutura se revelou uma inovação à parte: um domínio central com milhares de ramificações, organizadas estrategicamente para valorizar, promover e facilitar o acesso ao conteúdo sobre o Rio de Janeiro.

Mas o universo de I LOVE RIO não vive só no digital. A equipe do I LOVE RIO sempre soube que a relação com a cidade precisava ser física, sensorial. Em 2018, uma escultura de areia com o nome do projeto foi erguida em Copacabana e logo virou atração entre turistas, que pagavam ao escultor para eternizar o momento em fotos. No ano seguinte, foi a vez do Morro da Urca receber um totem fixo com a marca, que se tornou ponto de selfie obrigatório e viralizou nas redes sociais como símbolo da experiência carioca. Muitos visitantes usaram essas fotos como imagem de capa dos álbuns de férias publicados no Instagram — ampliando organicamente o alcance do projeto e da marca Rio. Cada turista se transformou em embaixador da cidade.

Seu trabalho de valorização da cultura também se expandiu para o campo editorial. Em 2017, o I LOVE RIO lançou o livro “Think Rio”, uma publicação bilíngue que mergulha nos traços identitários do Rio e do povo carioca. O humor, a música, a família, os encontros, o improviso criativo e a forma como os cariocas enfrentam a vida com leveza e resistência são descritos com sensibilidade. A obra funciona como uma celebração das partes lindas e humanas da vida, como arte, natureza, amigos, família, música e humor — especialmente relevante em um mundo cada vez mais tenso.

A marca I LOVE RIO também virou linha de produtos. Café, chocolate e cachaça com o selo da marca foram criados com o objetivo de traduzir a cultura carioca em experiências táteis e gustativas. Ao adicionar o nome “I LOVE RIO” à embalagem, o produto automaticamente se transforma em souvenir, ao mesmo tempo em que evoca memória afetiva. Mais do que vender itens, a proposta é transmitir uma sensação e complementar as outras partes do trabalho.

Sempre atentos aos detalhes mais minuciosos, todas as marcas foram devidamente registradas e disponibilizadas a todos os interessados em participar do trabalho do I LOVE RIO – isso reflete a crença fundamental do grupo de que o segredo do sucesso está na cooperação e na troca constante de ideias.

Essa intersecção entre inovação, imagem, conceito e afeto é marca registrada do arquiteto do projeto, Riccardo Giovanni, que também é o criador da série fotográfica “O Carnaval que Ninguém Vê”, que estreou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2023 com grande repercussão.  A exposição apresenta os desfiles da Sapucaí sob uma ótica inédita — em preto e branco com pontos isolados de cor —, revelando expressões, texturas e emoções que muitas vezes escapam ao olhar do público. A série tem sido usada como elemento de decoração em projetos de design de interiores e considerada uma celebração sofisticada da alma carioca.

A cada passo, o projeto recebeu apoio de instituições públicas e privadas. Em 2019, Giovanni, o arquiteto responsável pela concepção do I LOVE RIO foi condecorado com a Medalha Tiradentes — uma das mais importantes honrarias do estado do Rio. O reconhecimento simboliza a relevância institucional de um trabalho que une turismo, cultura e estratégia inovadora.

Mais do que um projeto multimídia, I LOVE RIO se consolidou como um movimento afetivo e estratégico de valorização da cidade, que dialoga com turistas, moradores, artistas, arquitetos, designers e gestores públicos. Um trabalho consistente, vivo e pronto para ser ampliado em novas parcerias, publicas e privadas.

Ao longo dos anos, a marca I LOVE RIO expandiu-se, evoluiu e diversificou-se para se tornar muito mais do que apenas uma marca, mas um símbolo de amor e apreço por aquela que é realmente a cidade mais linda e inspiradora do mundo.

Barra da Tijuca recebe cerimônia inédita de bem-estar e reconexão interior

Em um momento em que práticas de autoconhecimento se multiplicam, novas experiências surpreendem pela delicadeza e eficiência com que tocam mente e coração. A Conexões Cacau é uma delas. Herança ancestral que encontra respaldo na ciência moderna, o ritual mostra potencial de promover harmonia emocional, clareza mental e um senso profundo de reconexão com a vida. No dia 18 de outubro, das 4h30 às 7h, o Beach Club Oficial, na Praia da Reserva, Barra (RJ), será palco de um encontro sensorial renovador, conduzido por Rosane Ventura (@roraneventuraa) e participação do musicoterapeuta Sandro Shankara (@sandroshankara).

A tradição da cacau remonta a povos originários da América Central, que já o utilizavam em rituais sagrados para celebrações, curas e conexão espiritual. Hoje, a ciência contemporânea confirma que a prática não se limita ao campo simbólico. Estudos demonstram que compostos da cacau, como flavonoides e epicatequina, melhoram a circulação sanguínea cerebral, modulam neurotransmissores ligados à sensação de bem-estar, como serotonina e dopamina, e reduzem sintomas de ansiedade e depressão.

Uma análise publicada no “Journal of Affective Disorders”, em 2022, mostrou que o consumo regular de cacau tem impacto positivo no humor, elevando o afeto positivo e reduzindo o negativo. Em 2024, uma pesquisa divulgada na “Scientific Reports” apontou que mulheres na menopausa apresentaram queda significativa nos sintomas depressivos após oito semanas de consumo de chocolate amargo com 78% de cacau. Essas evidências reforçam que a cacau pode ser um catalisador de equilíbrio emocional, autoconfiança e vitalidade.

Na cerimônia, o cacau não é apenas consumido, mas consagrado em um ritual coletivo. A bebida, preparada de forma intencional, abre espaço para novas percepções e desperta uma sensação de pertencimento. Rosane Ventura explica: “É no silêncio que a cacau revela o que a nossa mente costuma sufocar – medos, autocobranças, carências que insistimos em ignorar.” Para ela, a vivência é uma oportunidade de reconciliação interior. “Quando consagramos cacau com música, com intenção, sentimos que algo se desloca dentro de nós. Uma confiança surge e uma paz e alegria, que parecia distante, se torna palpável.”

Ao chegarem ao evento, os participantes receberão um kit especial com vela, incenso, fósforo e garrafa, elementos que serão utilizados ao longo da vivência. Sem revelar todos os detalhes para não tirar a surpresa, uma das etapas envolve buscar água do mar, integrando a natureza de forma simbólica ao ritual.

A programação inclui abertura com saberes, consagração da cacau, meditação guiada, dança terapia, práticas de respiração consciente e música medicina ao vivo. Cada atividade contribui para ampliar a conexão interior, ressignificar emoções e despertar novas formas de presença.

A música tem papel fundamental nessa experiência. Sob a condução de Sandro Shankara, musicoterapeuta com mais de 28 anos de carreira, as canções funcionam como uma trilha para dissolver bloqueios emocionais e abrir caminhos internos. A chamada música medicina é reconhecida por ativar estados de alegria, liberar tensões e despertar sentimentos de liberdade. A combinação entre a cacau e a música potencializa a experiência, criando um ambiente de profunda entrega.

Outro elemento essencial é a primavera, simbolizada no encontro como um ciclo de renascimento e prosperidade. A estação representa novos inícios, florescimento e clareza. Inserida na cerimônia, inspira os participantes a plantar sementes de renovação pessoal e espiritual. Ao trazer à consciência os ciclos da natureza, muitas vezes ofuscados pela vida urbana, a prática resgata a percepção de que recomeçar é sempre possível.

Rosane, além de facilitadora de medicinas sagradas como a cacau, é especialista em saúde mental, yoga e mindfulness. Ela apresenta o PositiviCast Conexões na Rádio Positividade 104.5 FM, escreve para o Diário do Rio e atua como palestrante e condutora de retiros de autoconhecimento. Seu trabalho une ciência, espiritualidade e práticas terapêuticas em busca de bem-estar integral. Já Sandro Shankara, guia espiritual e compositor, é conhecido por seu trabalho visionário que conecta culturas e tradições por meio da música de cura.

O Conexões Cacau já percorreu outras regiões do país, mas que pela primeira vez chega ao Rio de Janeiro. Mais do que uma cerimônia, a proposta é firmar a identidade de uma experiência própria, com nome e essência que se consolidam como marca. Os interessados em participar devem acessar o link disponível na bio de Rosane Ventura, no Instagram, para garantir o ingresso, no valor de R$ 144,00.

A cerimônia do dia 18 de outubro é, portanto, mais do que um ritual coletivo: é um convite para que cada participante volte a ouvir a si mesmo. Como define Rosane Ventura: “O cacau nos lembra que dentro de nós já existe um jardim pronto para florescer. Basta silenciar, beber com presença e permitir que a vida volte a pulsar com clareza e confiança”.

O Beach Club Oficial fica na Ilha 15, Praia da Reserva, Barra da Tijuca, RJ.

Festival Conectadas chega à terceira edição em Mesquita, RJ

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Festival Conectadas – Conexões que Transformam, considerado o maior evento gratuito de empreendedorismo feminino. A programação acontece nos dias 3/10 (sexta-feira) e 4/10 (sábado), das 12h até às 21h, no Paço Municipal de Mesquita, Baixada Fluminense, reunindo mais de 30 palestrantes, uma feira de negócios com empreendedoras locais, shows, atrações para toda a família e diversas oportunidades de conexão.

Com uma proposta inovadora e inclusiva, a expectativa é de que o festival receba mil pessoas por dia. O evento promoverá nove painéis temáticos sobre temas fundamentais para o universo empreendedor feminino, como: primeiros passos para empreender, como fazer networking, marketing digital humanizado, finanças para mulheres, empreendedorismo social, inovação para pequenos negócios, mães atípicas, moda e imagem profissional para mulheres e saúde da mulher empreendedora.

Além dos conteúdos voltados ao desenvolvimento profissional, o Festival oferece uma ampla feira com mais de 30 marcas lideradas por mulheres, espaço kids, praça de alimentação, shows da cantora Betta, na sexta, às 19h e do bloco Mulheres de Chico, no sábado, ao final do dia, e um ambiente acolhedor pensado para receber toda a família.

O evento é uma realização da FALA Entretenimento, idealizado pelos empresários Fernanda Machado e Alex Ribeiro.

Para Fernanda Machado, idealizadora, protagonista e coordenadora do projeto, o Festival é um reflexo do que mulheres podem construir juntas:
“O Conectadas nasceu da vontade de criar um espaço onde mulheres se sintam vistas, valorizadas e apoiadas. A terceira edição vem ainda mais potente, ampliando as oportunidades de aprendizado, divulgação de marcas e conexões estratégicas que impulsionam negócios e fortalecem trajetórias.”

Já Alex Ribeiro, produtor e também idealizador do Festival, reforça a importância de fomentar oportunidades reais para mulheres empreendedoras:
“Acreditamos que o desenvolvimento econômico do nosso estado passa, necessariamente, pelo fortalecimento do empreendedorismo feminino. O Festival Conectadas é mais do que um evento — é uma ponte entre ideias, negócios e transformações sociais que impactam diretamente a vida de muitas mulheres”, ressalta.

O Festival Conectadas vai além do empreendedorismo: é um movimento de valorização da mulher, da diversidade, da colaboração e da economia criativa em Mesquita.

Serviço:

Festival Conectadas
3 e 4 de outubro de 2025
Das 12h às 21h
Paço Municipal de Mesquita – Mesquita/RJ – R. Arthur Oliveira Vechi, 120 – Centro, Mesquita – RJ, 26553-080

Evento gratuito | Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/festival-conectadas-edicao-baixada-fluminense/3085482

Alexandre Moreira Rodrigues brilha em Buenos Aires e conquista títulos no Campeonato Mundial de Artes Marciais

O mineiro da cidade de Muriaé, Alexandre Moreira Rodrigues foi o grande destaque do Campeonato Mundial de Artes Marciais, realizado em Buenos Aires, na Argentina, ao conquistar vitórias em diferentes modalidades e trazer para casa dois cinturões e três medalhas.

Na competição, Alexandre venceu combates em MMA, Boxe e Kickboxing, demonstrando versatilidade e alto nível técnico. A performance chamou a atenção do público e dos organizadores, consolidando seu nome entre os grandes atletas do cenário internacional.

Com uma trajetória marcada pela disciplina e dedicação, Alexandre acumula 17 anos de prática em artes marciais, 14 anos de experiência como professor e 7 anos como lutador profissional. Ao longo desse tempo, já competiu em seis estilos de luta diferentes, reforçando sua posição como um dos atletas mais completos da região.

Além das conquistas nos tatames e ringues, Alexandre também se dedica ao ensino. Ele ministra aulas de Muay Thai, Boxe, Jiu-Jitsu, Taekwondo, Kickboxing, MMA e Defesa Pessoal no Estúdio Core Fitness, em Muriaé, MG.

Com o título mundial, Alexandre Moreira Rodrigues se consolida como um dos grandes talentos brasileiros das artes marciais, servindo de inspiração para jovens atletas da cidade e de todo o país.

Natal Luz de Gramado tem lançamento no Rio com coletiva no Lifestyle Laghetto Collection

O Natal Luz de Gramado promoveu pela primeira vez uma tarde inesquecível no Rio de Janeiro, reunindo cerca de 40 jornalistas e influenciadores no sofisticado Lifestyle Laghetto Collection, na Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste do Rio, na tarde de segunda-feira, dia 22 de setembro.

Durante a coletiva de imprensa foram apresentadas as novidades da próxima edição do evento natalino mais famoso do Brasil, em um encontro que uniu elegância, emoção e encantamento.

A presidente da Gramadotur, Rosa Helena conduziu a apresentação, revelando detalhes sobre a programação especial dos 40 anos do Natal Luz, que será inclusive matéria do Globo Repórter. No evento, foram exibidos vídeos, compartilhadas experiências e destacadas as atrações que prometem mais uma vez transformar Gramado em um verdadeiro palco de magia.

O evento também contou com a a Equipe 10, parceira do evento, e que estava representada por Renata Costa, que reforçou a importância da imprensa carioca na divulgação nacional do espetáculo.

Já a gerente geral do hotel anfitrião, Lívia Fernandez agradeceu em nome do Lifestyle Laghetto Collection, e ressaltou o orgulho em receber um encontro tão marcante para o turismo e para a cultura brasileira.

Encerrando a tarde com chave de ouro, o chef Thiago preparou um delicioso e farto café colonial, que foi servido aos convidados.

Antes de partirem, todos os presentes brindaram com um delicioso espumante, foi um momento de confraternização que trouxe ainda mais sabor e acolhimento à coletiva.

O evento despertou em todos o desejo de participar da celebração dos 40 anos do Natal Luz de Gramado, que chega à sua edição histórica com a promessa de emocionar ainda mais o público.

O Natal Luz 2025 em Gramado ocorrerá de 23 de outubro de 2025 a 18 de janeiro de 2026. Os espetáculos principais, como o Grande Desfile de Natal, começam em 24 de outubro. Há também atrações gratuitas como a Tannenbaumfest, a Vila de Natal e shows na Rua Coberta, além da visita à Casa de Papai Noel. Para mais detalhes e compra de ingressos, é importante consultar o site oficial do evento e as datas e horários específicos de cada atração.

Onde Obter Informações e Ingressos
Site Oficial do Natal Luz de Gramado: Para programação completa e venda de ingressos.
https://natalluz.ingressos.com.br/eventoshttps://natalluz.ingressos.com.br/eventos

Redes Sociais: O perfil oficial do evento no Instagram também oferece informações.
https://www.instagram.com/natalluzoficial?igsh=NmFzNHRqOXNzaHVhhttps://www.instagram.com/natalluzoficial?igsh=NmFzNHRqOXNzaHVh

NÃO DEIXA, NÃO! Novo single do cantor Cesar Soares com Silvero Pereira

O Cantor e compositor Cesar Soares lança “Não Deixa, Não!”, faixa do álbum Encanto, participação especial do ator e amigo Silvero Pereira, na sexta-feira (19/09), em todas as plataformas digitais. O lançamento é um presente especial de aniversário para Cesar (35 anos), a ser comemorado durante o show do sábado (20/09) em homenagem a seu ídolo Ney Matogrosso, na Estação das Artes, em Fortaleza.

No programa The Voice (TV Globo), Cesar Soares encantou em versatilidade e performances memoráveis, com destaque para o poder de seu timbre solar.

A faixa descreve menino afeminado, reprimido pela sociedade e que acaba tirando a própria vida. “Sempre que vejo notícias de crianças que se matam por sofrerem bullying e homofobia, percebo que infelizmente a canção “Não Deixa, Não!” é muito mais realidade do que ficção. Quero que as pessoas repensem piadas, críticas e censuras, principalmente na infância, pois essas atitudes não só fazem sofrer, mas podem também matar”, destaca Cesar Soares.

A composição tem produção musical de Jr Tostoi, e é o cruzamento das raízes da música caipira (estilo musical popular brasileiro), samba chula (ritmo tradicional da cultura afro-brasileira) e elementos eletrônicos. O contraste entre levada alegre e desfecho trágico funciona como artifício para reflexão sobre preconceito, repressão e vulnerabilidade: Não deixe que eles vejam esse garoto e coisa e tal / Do jeito que ele anda é leite moça, é flor de sal / Esconde essa criança que piriga pegar mal / Ou dá um jeito nele com uma vassoura de pau / Não deixa, não deixa, não deixa, não / Não deixa, não deixa, não deixa não …

“Quando assisti o monólogo Pequeno Monstro, de Silvero Pereira, em uma das cenas, há um artifício que me remeteu à minha música “Não Deixa, Não!”, me fazendo querer que ele a cantasse comigo, que, para minha alegria, ele topou, e o resultado ficou incrível!”, comenta o cantor Cesar Soares.

Link da Música: https://tratore.ffm.to/naodeixanao

CESAR SOARES

Cesar Soares é cantor, ator, figurinista e compositor carioca. Atualmente, está produzindo seu álbum Encanto com produção musical de Jr Tostoi. Em agosto de 2025, lançou o single Planeta Marte, com visualizer da faixa. No fim de 2024, estreou no Teatro Rival Petrobras (RJ), o show “Coração Desvairado” em homenagem a Ney Matogrosso. Entre 2023 e 2024 lançou os singles “Foi Embora” (selecionado para mostra competitiva do Festival de Cinema de Vitória), “Outros Nós” e “Te Quero”, todos os lançamentos com projetos visuais. Em 2022, foi semifinalista no programa The Voice Brasil (TV Globo). Desde 2017, vem se apresentando em festivais, eventos e blocos de carnaval como: Festival TendaLab (ES), Sofar Sounds (RJ), Meca Inhotim (MG), Madrugada no Centro/CCBB (RJ), Auê (RJ) e Dolores Club (RJ).

Vencedor do prêmio de Melhor Cantor no Festival Mix Music (SP) de 2018, Cesar Soares se apresenta irreverente, contestador, sensual e teatral, experimentando no corpo e na voz as fronteiras entre masculino e feminino em suas potencialidades. Suas canções são desdobramentos do amor, desejo humano, preconceito, questão de gênero e sexualidade. O artista busca através da música naturalizar homoafetividade, dar visibilidade e protagonismo às narrativas da comunidade LGBT+.

ACOMPANHE CESAR SOARES NAS REDES SOCIAIS:

Canal do YouTube: https://www.youtube.com/@eucesarsoares

Instagram: instagram.com/eucesarsoares

Facebook: facebook.com/cesar.rsoares

Twitter: twitter.com/eucesarsoares

TikTok: tiktok.com/@eucesarsoares

Meia Hora comemora 20 anos como o jornal Nº 1 do Rio de Janeiro

Com irreverência e uma linguagem única que conquistou gerações de leitores, o jornal Meia Hora completa 20 anos nesta sexta-feira, dia (19/9). Líder de vendas no Estado do Rio de Janeiro e quinto jornal mais lido do Brasil, segundo o IVC (Instituto Verificador de Comunicação), a publicação se consolidou como um fenômeno da imprensa popular.

Criado em 2005 como uma alternativa acessível aos grandes jornais, o Meia Hora inovou ao adotar textos curtos, diretos e recheados de gírias, trocadilhos e bom humor — sem abrir mão da credibilidade jornalística. O resultado foi uma identificação imediata com o público, que enxergou no tabloide um retrato fiel da vida urbana.

Hoje, o jornal é muito mais do que um veículo irreverente: tornou-se uma referência editorial que traduz a realidade do povo fluminense.

“São duas décadas fazendo parte do cotidiano do Rio. Evoluímos sem perder nossa essência. Investimos em novas plataformas e formatos, mas seguimos com a mesma missão: informar com leveza, humor e proximidade”, afirma Thiago Feitosa, presidente do Grupo O Dia, responsável pela publicação.

Ele acrescenta: “O Meia Hora se consolidou como um marco da imprensa popular brasileira. Nosso futuro é continuar sendo a voz do povo”.

A influência do tabloide ultrapassa o jornalismo popular e chega até a política nacional. Na edição comemorativa, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi “nomeado” editor por um dia e destacou: “Não dá para competir com o bom humor que o Meia Hora vem usando há 20 anos em suas manchetes”. Em outra ocasião, Lula já havia elogiado o veículo afirmando que “adora falar com o povão”.

Ícone da comunicação

Segundo o IVC, em junho de 2025 o jornal registrou crescimento de 4,11% no mês, alcançando 6,09% de participação no mercado nacional de impressos — um feito notável para um título de circulação exclusiva no Rio. Em números absolutos, o Meia Hora atingiu a marca de 114 mil exemplares por dia útil.

Mesmo em meio à transformação digital, o jornal manteve sua essência: oferecer informação, serviço e entretenimento de forma leve e acessível. Com preços populares e distribuição estratégica, democratizou o acesso à notícia e criou uma conexão única com seus leitores.

Suas editorias, que vão de polícia e esportes a empregos, lazer e serviços, reforçam o caráter de utilidade pública da publicação, sempre próxima da realidade urbana.

Aos 20 anos, o Meia Hora prova que tradição e inovação podem andar juntas. O tabloide celebra sua trajetória olhando para o futuro e reafirmando sua relevância em um cenário cada vez mais digital e competitivo.

Ricardo Vilas lança novo álbum em parceria com a Banda Maravilha, no Espaço Cultural de Angola, no Rio de Janeiro

O lançamento do álbum “Vilas Maravilha” com Ricardo Vilas & Banda Maravilha, será na sexta, dia 19 de setembro, às 18h, no Espaço Cultural de Angola, no Rio de Janeiro.

O novo trabalho conta com a participação especial da Banda Maravilha, um dos grupos mais consagrados de Angola. A parceria entre Ricardo e os músicos nasceu em 2012, durante sua pesquisa de doutorado sobre a circulação da música popular entre Brasil e Angola.

“Angola, para nós brasileiros, é a África mais próxima. Essa conexão sempre me interessou e me atraiu, a ponto de dedicar minha pesquisa acadêmica ao estudo da Música Popular Angolana e de seus pontos de encontro com a música brasileira”, afirma Ricardo.

O álbum que foi gravado em Luanda, mixado e masterizado no Rio de Janeiro, reúne 12 faixas, criando um diálogo musical envolvente entre Brasil e Angola, com composições inéditas e autorais, com participações especiais de: Dionísio Rocha (“Lembra”), Filipe Zau (“Amigo Irmão”), Nilze Carvalho (“Amigo Irmão”) e Hudson Santos (“Amigo Irmão”), “Atlântica Mulata” (Ricardo Vilas), “Canta Meu Semba” (Paulo Flores), “Voando pra Luanda” (Ricardo Vilas), “Nosso Canto” (Carlos Lamartine), “Lá Na Ilha” (Ricardo Vilas – versão Umbundo de Antero Ekuiku), dentre outras mais.

O trabalho já está disponível nas principais plataformas digitais, com distribuição da Conexão África Produções.

No lançamento, Ricardo participará por telão, direto do Espaço Cultural de Angola, enquanto os músicos da Banda Maravilha estarão em Luanda. Juntos, promoverão uma conversa especial e apresentarão canções do novo álbum, com a presença de amigos e convidados, em um encontro único e memorável.

O Projeto Vilas-Maravilha tem como objetivo ampliar o conhecimento das culturas africanas no Brasil, especialmente na Música Popular Brasileira, além de fortalecer os laços com o continente africano e valorizar a presença cultural africana no país.

Últimas Notícias