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NOTA DE REPÚDIO

A AIB – Associação da Imprensa do Brasil, por meio desta nota, manifesta seu mais profundo repúdio ao ato de racismo sofrido pela jornalista Luciana Barreto, apresentadora do Repórter Brasil Tarde, da Tv Brasil, (EBC), ocorrido no dia (14/4), durante o exercício legítimo de sua profissão. Ressaltamos também nossa consternação as ameaças que a jornalista vem sofrendo desde o dia 17 de março deste ano. Declaramos que como instituição de defesa dos direitos da imprensa, a AIB está solidária e unida contra quaisquer discursos de ódio e preconceito de setores reacionários da sociedade que se propagam nas redes sociais.

O racismo é uma prática criminosa e inadmissível, que atinge não apenas a vítima direta, mas toda a sociedade. É ainda mais grave quando direcionado a profissionais da imprensa, que atuam na linha de frente da informação, da verdade e da democracia. Atos como esse demonstram a persistência de estruturas discriminatórias que precisamos combater com firmeza e urgência.

“Reforçamos que não nos calaremos diante de qualquer forma de preconceito ou violência. Racismo não é opinião, é crime, e deve ser tratado como tal”, Rafael Gomes, Diretor Social e presidente da Comissão de Inclusão e Diversidade da AIB.

A AIB – Associação da Imprensa do Brasil ressalta que deve haver uma apuração rigorosa dos fatos, responsabilização dos envolvidos e ações concretas que garantam respeito, proteção e dignidade de todos os profissionais de comunicação, independentemente de sua cor, origem ou etnia.

Reafirmamos, também, por meio desta nota de repúdio, nosso compromisso com a luta antirracista e com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e livre de qualquer forma de discriminação.

Rio de Janeiro, 17 de abril de 2025

Manule Lopes  – Presidente da AIB

ASSOCIAÇÃO DA IMPRENSA DO BRASIL

AIB 27 anos: Faça parte da AIB!

O jornalismo precisa de quem acredita nele. Você é um deles?

Ser jornalista é resistir. É estar junto é avançar.

 

Você cuida da notícia, a AIB cuida de você.

 

Se você deseja fazer parte do quadro de associados da AIB, como pessoa física ou jurídica, basta enviar o formuário abaixo com seus dados por e-mail para: presidenciaaib@gmail.com

Associados AIB tem descontos em cursos e palestras promovidas pela Associação da Imprensa do Brasil – AIB!

Foi dada a largada!  Dia (30/08) começa a votação do Troféu AIB de Imprensa 2023

A votação para o Troféu AIB de Imprensa 2023, começa às 0h do dia 30.08.2023, quarta-feira, e termina às 23h59 do dia 06.10.2023, sexta-feira.

Escolha os melhores de 2023! Seu voto faz diferença!

Ao acessar o link de votação, lembre-se, que é necessário votar em todas as categorias para completar o voto!

 

Estão concorrendo ao Troféu AIB de Imprensa 2023:

 

Categoria Melhor Ator

Cirillo Luna – (Record Tv – Série ‘Reis’)

Dalton Vigh – (Sbt – Novela ‘Poliana Moça’)

Nicolas Prattes (Globoplay, Tv Globo – Novela ‘Todas as Flores’)

Raphael Logam (Star Plus – Série ‘Impuros’)

Rômulo Estrela (Tv Globo – Novela ‘Travessia’)

 

Categoria Melhor Atriz

Mariana Ximenes (Tv Globo – Novela ‘Amor Perfeito’)

Paloma Bernardi (Record Tv – Série ‘Reis’)

Sheron Menezzes (Tv Globo – Novela ‘Vai na Fé’)

Sophie Charlotte (Globoplay, Tv Globo – Novela ‘Todas as Flores’)

Thais Melchior (SBT – Novela ‘Poliana Moça’)

 

Categoria Melhor Jornal Impresso/ Site 

Jornal Extra (RJ)

Portal de Notícias G1

Jornal Meia Hora (RJ)

Portal de Notícias Metrópoles

Portal de Notícias UOL

 

Categoria Melhor Colunista

Fabia Oliveira

David Brazil

Hugo Gloss

Leo Ferreira

Lu Lacerda

 

Categoria Melhor Programa Jornalístico

Profissão Repórter (Tv Globo)

Os Pingos nos Is (Jovem Pan)

Domingo Espetacular (Record Tv)

Grande Debate (CNN Brasil)

Roda Viva (Tv Cultura)

 

Categoria Melhor Telejornal

Jornal Hoje (Tv Globo, Nacional)

Balanço Geral (Record Tv Rio)

Cidade Alerta (Record Tv, Nacional)

Alerta Nacional (Tv A Crítica, Manaus)

SBT (Telejornal, RJ)

Em breve divulgaremos a lista dos destaques especiais eleitos pela Comissão AIB.

 

Link de votação:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScSIseQGu3j57hmJOBi5Jtn_j51hJFcbeniwJMrNoYnem-xVg/viewform

 

14ª edição do TROFÉU AIB DE IMPRENSA

A cerimônia de entrega da 14ª edição do TROFÉU AIB DE IMPRENSA (evento fechado para convidados) será dia 13 de dezembro, às 19h, no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, no Leblon, na Zona Sul do Rio.

Acompanhe as novidades do evento e o resultado oficial no dia 07.10.2023 no Portal AIB NEWS (www.aibnews.com.br)

 

Sobre a AIB

A AIB – Associação d​a Imprensa d​o Brasil, anteriormente chamada de Associação de Imprensa da Barra ​da Tijuca, foi fundada em 3 de setembro de 1998​. É uma entidade sem fins lucrativos​ e congrega profissionais de Imprensa, nas mídias impressa​, eletrônica, ​audiovisual e fotográfica, ​estudantes de jornalismo​ e veículos de comunicação.​ É filiada a FENAI/FAIBRA – Federação Nacional da Imprensa do Brasil e Federação das Associações de Imprensa do Brasil.

 

Confira o vídeo da 13a. edição do Troféu AIB de Imprensa

 

Fernanda Montenegro, Gilberto Gil  e Tony Ramos serão os grandes homenageados no Troféu AIB de Imprensa 2022 que tem vários famosos concorrendo por votação popular

A 13a. edição do Troféu AIB de Imprensa será realizada no dia 14 de novembro de 2022, no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, no Leblon, na Zona Sul do Rio.

JÁ VOTOU?
Está rolando até 20/09 a votação popular para a escolha dos melhores do ano que irão receber o Troféu AIB de Imprensa.

Clique no link abaixo:

13º TROFÉU AIB 2022
VOTAÇÃO ABERTA PELA INTERNET ATÉ O DIA 20/09/2022

Melhor ator
Wladimir Britcha (Quanto mais vida Melhor-Tv Globo)
Mateus Solano (Quanto mais vida Melhor-Tv Globo)
Irandhir Santos (Pantanal-Tv Globo)
Daniel Blanco (Reis-Record)
Carlo Porto (Carinha de Anjo – SBT)

Melhor atriz
Paolla Oliveira (Cara e Coragem-Tv Globo)
Giovana Antonelli (Quanto mais vida Melhor – Tv Globo)
Isabel Teixeira (Pantanal – Tv Globo)
Stephany Brito – Reis – Record)
Debora Sartori (reis – Record)

Melhor Youtuber
Carlinhos Maia
Whinderson Nunes
Felipe Neto
Kefera
Camila Loures

Melhor Influencer
Anitta
Juliete
Gil do Vigor
Larissa Manoela
Tatá Werneck

Canal de Notícias Tv Fechada
Joven Pan
Globo News
Band News
Record News
CNN

Melhor Jornalista
Maju Coutinho (Tv Globo)
Pedro Figueiredo (Tv Globo)
Cesar Trali (Tv Globo)
Roberto Cabrini (Record)
Willian Travassos (Joven Pan)

Melhor apresentador de Entretenimento Tv
Fausto Silva (Band)
Mion (Tv Globo)
Huck (Tv Globo)
Serginho groisman (Tv Globo)
Rodrigo Faro (Record)

ESCOLHA DA COMISSÃO DA AIB
Melhor Filme – Medida Provisória
Melhor Programa de Entrevista – Que História É Essa Porchat?
Melhor Programa Jornalístico – Globo Repórter

 

Empresários do ano

João Diniz (Gastronomia)
Francisco Magalhaes (Sustentabilidade Social)
Metrô Rio

 

MOÇÕES (DIPLOMAS)
Delegado da 16a DP
Comandante do 31o. Batalhão
Comandante do Barra Presente
Barra Shopping
Sheraton
Ex Secretário de Saúde Daniel Soranz
Presidente da FIOCRUZ
Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ, Danielle Barros
Eduardo Barata, presidente da APTR
Cida Moraes, apresentadora do Programa Gente Carioca
Rede Be ​​Offices​ ​
Talita Galhardo (Subprefeita de Jacarepaguá, RJ)
Raphael Lima (Subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, RJ)

​​

Destaque Especial

Fernanda Montenegro
Gilberto Gil
Tony Ramos.
Jornalista Rodolfo Scheneider
Record Tv Rio – Emissora de Tv Regional

O evento também irá homenagear a ABL – Academia Brasileira de Letras pelos seus 125 anos.

 

Sobre a AIB
A AIB – Associação da Imprensa do Brasil, anteriormente chamada de Associação de Imprensa da Barra da Tijuca. Foi fundada em 3 de setembro de 1998. É sem fins lucrativos e congrega profissionais de Imprensa, nas mídias impressa, eletrônica, audiovisual e fotográfica, estudantes de jornalismo e veículos de comunicação. É filiada a FENAI/FAIBRA – Federação Nacional da Imprensa do Brasil e Federação das Associações de Imprensa do Brasil.

 

O Festival do Rio 2025 irá transformar a cidade maravilhosa na capital mundial do cinema

Do dia 2 ao dia 12 de outubro, a 27ª edição do Festival do Rio vai transformar a cidade maravilhosa na capital do cinema no Brasil. Durante 11 dias, os amantes da sétima arte terão a chance de conferir cerca de 300 filmes, entre produções nacionais e internacionais, com títulos aclamados nos maiores festivais do mundo, e os indicados por seus países ao Oscar. A programação oficial tem sessões especiais e gratuitas, exibições com acessibilidade, mostras paralelas, homenagens e uma seleção que reflete a diversidade e a variedade da produção brasileira e internacional. Os ingressos individuais estarão disponíveis para compra a partir de 30 de setembro, no site Ingresso.com e nas bilheterias dos cinemas participantes.

O público tem duas boas novidades: a programação em 2025 começa na própria quinta-feira com mais de 50 filmes, antes mesmo da tradicional Gala de Abertura no Cine Odeon, e o voto popular está de volta ao Festival do Rio em 2025, e agora é eletrônico. Os espectadores que forem assistir aos filmes da Première Brasil participantes das mostras competitivas poderão votar no seu preferido ao acessar a cédula de votação no celular através de um QR Code que estará exposto na saída das salas. Os filmes escolhidos ganham o Troféu Redentor de Voto Popular em três categorias: Melhor Longa Ficção e Melhor Longa Documentário pelo Júri Popular da Première Brasil; e Melhor Longa pelo Júri Popular da Mostra Novos Rumos.

Serão um total de 22 salas de cinema do circuito comercial: Circuito NET (Gávea e Botafogo), Kinoplex São Luiz, CineSystem Belas Artes Botafogo, CineSanta, Cine Carioca José Wilker – Casas Casadas e o tradicional Odeon. Mais locais com programação gratuita, como o Museu do Amanhã,o CCJF – Centro Cultural da Justiça Federal, o Pavilhão do RioMarket e o Teatro Glaucio Gil.

O Cinema Circulação voltará a ocupar as salas do Circuito Carioca da Prefeitura – como o Cine Carioca Penha e o Cine Carioca Nova Brasília (no Complexo do Alemão), as Casas Casadas em Laranjeiras e o Cine Santa em Santa Teresa. Além disso, mantém o sucesso do cinema ao ar livre no Parque Susana Naspolini, em Realengo, levando cinema democrático e gratuito para as famílias da zona oeste do Rio de Janeiro.

E para atualizar o debate sobre inovação no audiovisual, o RioMarket apresenta mesas e masterclasses para o mercado e uma seleção aberta ao público com ingressos gratuitos. Além de receber pessoas do mercado, a sede do festival no Armazém da Utopia, no Cais do Porto, oferecerá programação especial para o público em geral, mediante inscrição prévia on-line, sempre divulgada no site do festival e em suas redes sociais.

 

Première Brasil

A cinematografia do país estará representada em sua diversidade, reunindo obras inéditas de

diretores consagrados e novos expoentes, na Première Brasil com o maior número de longa-metragens da história do festival. Somando longas, médias e curtas, são 124 títulos.

A seleção está dividida nas mostras competitivas Competição Principal e Competição Novos Rumos – que concorrem ao Troféu Redentor – com 48 filmes participantes; e nas seleções especiais Hors-Concours, Clássicos Restaurados, Retratos, Programa Geração, À Meia Noite, Especial Séries Brasileiras e O Estado das Coisas. Esta última, recebe ainda uma edição especial com uma curadoria de filmes com temas relacionados à COP-30.

Em 2025, o evento realiza sessões de gala dedicadas a quatro séries brasileiras, em exibições gratuitas e abertas ao público, numa oportunidade única de assistir na tela grande aos primeiros episódios. As produções selecionadas incluem Ângela Diniz: Assassinada e Condenada (HBO Max), dirigida por Andrucha Waddington e estrelada por Marjorie Estiano e Emílio Dantas, que revisita a história de Ângela Diniz, ícone da alta sociedade mineira dos anos 70 assassinada a tiros pelo namorado Doca Street. Escrita e protagonizada por Lucas Oranmian, AYÔ (Reprodutora) que se destaca por trazer ao centro da narrativa a vida de um homem negro, gay e artista, abordando suas relações afetivas, desafios profissionais e busca por pertencimento na São Paulo contemporânea, com um elenco potente que reúne nomes como Breno Ferreira, Aretha Sadick, Gilda Nomacce, Caio Blat, Tania Toko e Lázaro Ramos.

A série ficcional De Menor (Tangerina Entretenimento), de Caru Alves de Souza, que em cada episódio retrata audiências de jovens em conflito com a lei em estilos variados — musical, talk show, podcast e até um julgamento surreal numa sala de jantar. Fechando o ciclo de produções nacionais, Tremembé (Prime Video), criada por Vera Egito, traz para a ficção as histórias de Suzane von Richthofen, Anna Jatobá, Elize Matsunaga e outros personagens reais que ficaram conhecidos como “presos famosos” da penitenciária de Tremembé, com Marina Ruy Barbosa, Bianca Comparato, Felipe Simas e grande elenco.

 

Destaques internacionais do Festival do Rio

O Festival do Rio 2025 vai contar este ano com a presença de Bill Kramer, CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, entidade responsável pela premiação do Oscar. Ele chega para a Gala de Abertura, dia 2 de outubro, no Cine Odeon. Vem acompanhado de Meredith Shea, chief membership, impact and industry officer na Academy of Motion Picture Arts and Sciences e Dilcia Barrera, senior vice president of member relations, global outreach, and administration.

Com uma curadoria que reúne mais de 180 filmes internacionais representando 74 países, apresenta a seleção das mostras Panorama Mundial, Expectativa, Itinerários Únicos e Midnight Movies, traz ao público brasileiro grandes mestres do cinema, estreias femininas na direção, documentários sobre personalidades históricas e trabalhos premiados nos principais festivais do mundo.

A presença feminina, aliás, é um dos eixos centrais desta edição, com 90 filmes dirigidos ou co-dirigidos por mulheres apenas entre os internacionais. Entre os destaques está a atriz francesa Juliette Binoche (Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por O Paciente Inglês), que vem ao Festival pela primeira vez para apresentar In-I in Motion, seu primeiro trabalho como diretora. A premiada diretora portuguesa Teresa Villaverde (Colo, Os Mutantes) virá ao Brasil exclusivamente para apresentar no Festival a estreia mundial de seu último filme, Justa, que conta com Betty Faria em destaque no elenco.

A Voz de Hind Rajab, da diretora tunisiana Kaouther Ben Hania, que emocionou o público em Veneza e levou o Grande Prêmio do Júri, é outro dos filmes muito esperados desta edição. Também integram o Panorama Mundial cineastas como Claire Denis (Bom Trabalho), com A Cerca; Agnieszka Holland (Filhos da Guerra), com Franz Antes de Kafka; e Nia DaCosta (Candyman), com Hedda. Filmes que tratam de sexismo, abuso e relações de poder, como Sem Dó nem Piedade, de Isa Willinger; e A Fúria, de Gemma Blasco, reforçam a relevância dos temas atuais que atravessam a curadoria.

Diretamente do Festival de Cannes, chegam obras como Valor Sentimental, de Joachim Trier, vencedor do Grande Prêmio do Júri; e O Olhar Misterioso do Flamingo, de Diego Céspedes, vencedor na mostra Un Certain Regard, e escolhido para representar o Chile na corrida pelo Oscar. O filme será apresentado no Festival do Rio com a presença do diretor e da atriz Paula Dinamarca. Também exibido em Cannes – onde conquistou o prêmio de Melhor Atriz para Cléo Diára na mostra Un Certain Regard -, O Riso e a Faca, de Pedro Pinho, será exibido no Rio com a presença do diretor, do ator Jonathan Guilherme e da própria Cléo Diára. Outro título em destaque é Um Poeta, de Simón Mesa Soto, filme da Colômbia vencedor do Prêmio do Júri na Un Certain Regard. O filme é mais um da safra de 16 produções já selecionadas até agora por seus países para disputar uma vaga no Oscar 2026 – lista que pode aumentar.

Entre os grandes nomes presentes no Panorama estão ainda La Grazia, de Paolo Sorrentino; A Cronologia da Água, de Kristen Stewart; Sonhos, de Michel Franco; Yes, de Nadav Lapid; Morra, Amor, de Lynne Ramsay; Elefantes Fantasmas, de Werner Herzog; e Balada de um Jogador, de Edward Berger, diretor de Conclave, que encerrou o Festival do Rio em 2024. A lista ainda inclui obras de Hong Sang-soo, Julia Ducournau, Kelly Reichardt, Rebecca Zlotowski, László Nemes, compondo um painel do cinema contemporâneo em toda a sua diversidade.

 

Mostras Itinerários Únicos e Première Latina

A Première Latina, uma das mostras mais tradicionais do Festival do Rio, retorna em 2025 com uma seleção de 18 títulos internacionais, abrangendo expressões autorais da Argentina, Chile, México, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Equador. As produções selecionadas abordam questões sociais, políticas e existenciais, traduzindo a diversidade de olhares inerentes ao histórico de colonização espanhola para o público carioca. Criada na segunda edição do festival, em 2000, a mostra tem o propósito de promover o diálogo cultural entre os muitos povos das Américas. Um dos destaques da programação é a estreia brasileira de “Nossa Terra” (Nuestra Tierra), de Lucrecia Martel, consagrada diretora argentina, egressa da província de Salta, que volta ao Festival do Rio com um ensaio documental que reafirma sua força autoral. A incursão da realizadora de cults como “Zama” (2017) e “O Pântano” (2001) pelas veredas do documentário narra a violência contra os povos indígenas. Foi exibido nos festivais de Veneza e Toronto e concorre a prêmios em San Sebastián.

A mostra Clássicos & Cults, dedicada a revisitar filmes que marcaram a história do cinema, seja por sua relevância cultural, impacto estético ou pela intensidade de suas histórias. A seleção reúne desde obras premiadas até títulos que conquistaram status de cult ao longo das décadas. Entre os destaques da mostra está Incêndios (Incendies, 2010), do canadense Denis Villeneuve, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Outro momento imperdível é a exibição de Apocalypse Now (1979), de Francis Ford Coppola, um dos maiores épicos de guerra da história do cinema, ganhadora da Palma de Ouro em Cannes em 1979 e de vários Oscars no ano seguinte.

 

Abertura e Encerramento Nacional e Internacional

O longa-metragem Depois da Caçada (After The Hunt), de Luca Guadagnino, abrirá a 27ª edição do Festival do Rio. A estreia brasileira do filme acontece no histórico Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, tradicional palco da Gala de Abertura do Festival. O filme será apresentado ao público no Festival do Rio logo após a sua première mundial no Festival de Veneza, neste mês de agosto, e a sua passagem pelo Festival de Nova York, onde o filme também foi selecionado para abrir a edição deste ano.

“Hamnet: A Vida Antes de Hamlet” (Hamnet) – longa dirigido pela ganhadora do Oscar Chloé Zhao (Nomadland) e inspirado no premiado livro de Maggie O’Farrell, grande vencedor do Festival Internacional de Cinema de Toronto foi escolhido como o filme de encerramento do Festival do Rio, o longa contará com sessão no dia 11 de outubro, às 19h30, no histórico Cine Odeon – CCLSR, no Rio de Janeiro. Com produção dos vencedores do Oscar Steven Spielberg e Sam Mendes, “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet” (Hamnet) tem roteiro de Maggie O’Farrell e Chloé Zhao, também responsável pela direção. O longa traz no elenco Paul Mescal, de “Gladiador II”, e Jessie Buckley, de “Entre Mulheres”, em atuações aclamadas pela crítica internacional.

Sobre o Festival do Rio

O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio – por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.

Vitrine Lab abre inscrições para sua 6ª edição

Em sua sexta edição, o Vitrine Lab, laboratório de distribuição cinematográfica do Grupo Vitrine Filmes, oferecerá 100 vagas gratuitas para profissionais e estudantes de todo o país. A relevância de uma trajetória de cinco anos que já impactou mais de 500 profissionais da indústria foi reforçada com a chegada e reconhecimento de novos parceiros, através de um modelo diversificado de financiamento, que engloba parcerias, apoio filantrópico e investimento direto.

O apoio do Projeto Paradiso, presente desde edições anteriores, soma-se agora ao Itaú Cultural; ao Canal Brasil; ao Marahu Lab, iniciativa da região Norte que reforça o compromisso de alcançar profissionais em todo o país; ao Festival Cinema Negro em Ação, realizado no Rio Grande do Sul — cujo projeto vencedor do laboratório (Sopapo LAB) receberá uma bolsa para participar do Vitrine Lab ; e à Omelete Company . Com o patrocínio da Sessão Vitrine Petrobras, o laboratório consolida a curadoria como pilar estratégico e ferramenta essencial para ampliar a circulação de filmes e fortalecer a conexão com diferentes audiências, dentro e fora das salas de cinema.

“As novas parcerias mostram que há espaço para ampliar a formação de profissionais, diversificar o mercado e fortalecer a circulação do cinema brasileiro, impulsionando nossa estratégia de expansão dos rumos da próxima edição.” – Letícia Friedrich, Diretora da Vitrine Filmes.

Completando as novidades, a executiva de conteúdo Paula Gastaud, assume a curadoria e coordenação do projeto na busca de estruturar um programa voltado a apresentar o que o Grupo Vitrine tem de melhor: seu sólido trabalho no lançamento comercial de cinema brasileiro, experiência em dialogar com públicos diversos, conectar com audiências e formar novos olhares através da curadoria.

“Este é um ano especial para a Vitrine Filmes, marcado por lançamentos de grande relevância no cinema independente. O recente êxito de público de O Último Azul e a estreia de O Agente Secreto no último trimestre reforçam a expectativa de que esta edição do Lab seja única, com muito material prático e experiências inéditas compartilhadas pela equipe responsável por estes lançamentos”, complementa Letícia.

O Vitrine Lab terá início no dia 13 de novembro e será realizado totalmente online ao longo de 10 encontros. O prazo final para candidaturas é dia 15 de outubro ou quando se atingir o número máximo de 400 inscrições.

O Vitrine Lab é um curso voltado à formação de estudantes e profissionais interessados em atuar na área de distribuição cinematográfica. Também é destinado a produtores, diretores, roteiristas e demais profissionais do audiovisual que desejam aprofundar seus conhecimentos em áreas correlatas à sua atuação principal.

Na busca de promover uma indústria mais plural e acessível para novos talentos, a seleção buscará equilíbrio ao priorizar a participação de pessoas negras, indígenas, trans, pessoas com deficiência, mães e pessoas residentes em regiões fora do eixo Rio-São Paulo.

O resultado da seleção será anunciado na última semana de outubro. As inscrições e o regulamento estão disponíveis através do site da Vitrine Filmes: https://www.vitrinefilmes.com.br/vitrinelab/

Programação

No dia 13 de novembro, celebrando os 15 anos da Vitrine Filmes, será realizada uma Masterclass aberta ao público com convidados especiais.

A programação contará com dois módulos teóricos, o primeiro focado na atuação executiva, “Curadoria e Estratégia de Negócios” e o segundo direcionado às práticas de lançamento “Lançamento em Salas de Cinema”. Serão dez encontros no total, ministrados por profissionais da equipe da Vitrine Filmes e convidados especiais.

Masterclass – Distribuição Inovadora (Aberta ao público)

Sessão 01 – Curadoria, Relevância e Audiência: Ferramentas chave para planejar estratégia de conteúdo

Sessão 02 – Da Sala de Cinema ao Streaming: Mapeando janelas e modelos de negócio de comercialização de conteúdo

Sessão 03 – Produção e Distribuição: A estratégia começa no roteiro

Sessão 04 – Ferramentas e negociações que transformam filmes em resultados comerciais

Sessão 05 – Planejamento estratégico de campanha

Sessão 06 – Programação: Desenho de circuito e parque exibidor brasileiro Sessão 07 – Marketing Cinematográfico: Planejamento e execução de lançamentos Sessão 08 – Estratégia de redes sociais e engajamento

Sessão 09 – Estratégia visual e design cinematográfico

Workshop na Expocine

Durante a Expocine, a maior convenção latino-americana da indústria do cinema e do audiovisual, no dia 2 de outubro, haverá uma prévia do Vitrine Lab com o workshop “Lançamento em Salas de Cinema – Como funciona o lançamento de um filme nos cinemas”, ministrado por Elaine Vegnaduzzi, Gerente de Programação da Vitrine Filmes.

A oficina ocorrerá entre 15h e 17h30, na Sala Exibidor, do Cine Marquise. Durante a sessão será apresentado um panorama atual do mercado cinematográfico brasileiro, explicando de

forma prática como se planeja a estreia de um filme nas salas. A credencial que dá possibilidade de entrada no workshop é a categoria FORUM e mais informações podem ser conferidas na página do Sympla.

Parceiros do Vitrine Lab 6a Edição

Patrocínio: Sessão Vitrine Petrobras

Apoio: Projeto Paradiso, Itaú Cultural, Canal Brasil, Marahu Lab

Apoio Institucional: 25 Expocine, 49a Mostra de São Paulo, Encontro de Ideias Audiovisuais, VI Festival de Cinema Negro em Ação, Omelete

Apoio de Mídia: Atômica Lab

Sobre o Vitrine Lab

O Vitrine Lab é um laboratório de distribuição cinematográfica promovido pelo Grupo Vitrine, voltado para a capacitação de estudantes e profissionais que buscam uma carreira executiva no audiovisual. A iniciativa discorre sobre as práticas vigentes no mercado brasileiro, e também surge como um espaço de debate e reflexão sobre o futuro da distribuição do nosso Cinema. O Vitrine Lab contribuiu para a formação de mais de 500 profissionais ao longo de cinco edições. Após a conclusão do curso, vários alunos se inseriram no mercado de trabalho por conta dos conhecimentos adquiridos e das possibilidades de networking oferecidas pelo programa.

Site oficial: https://www.vitrinefilmes.com.br/vitrinelab/

Estúdios Globo celebram 30 anos com homenagens a grandes talentos e ações especiais para funcionários

No dia 2 de outubro, os Estúdios Globo completam 30 anos de história, consolidando-se como um dos maiores complexos de produção audiovisual da América Latina. Para marcar essa data emblemática, diversas ações comemorativas já estão acontecendo e se intensificam nas próximas semanas. No dia 1º, no Festival de Teatro será vez da apresentação exclusiva da peça ‘O Que Só Sabemos Juntos’, estrelada por Tony Ramos e Denise Fraga. No dia 2, será inaugurada da “Calçada da Fama” – que começa as homenagens a talentos da Globo – e no dia 24 começa a Academia Estúdios Globo, voltada para a formação de talentos da Globo.

“Celebrar os 30 anos dos Estúdios Globo é reconhecer a força da nossa vocação: contar histórias brasileiras com excelência, emoção e relevância. Somos uma fábrica de sonhos movida por milhares de profissionais apaixonados, que traduzem o país em cada cena, cada personagem, cada produção. Ao longo dessas três décadas, evoluímos com a tecnologia, abraçamos a inovação e mantivemos firme o nosso compromisso com a diversidade e a sustentabilidade”, conta Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo.

Na véspera, dia 1º de outubro, acontecerá uma edição especial do Festival de Teatro dos Estúdios Globo, com a exibição da peça “O Que Só Sabemos Juntos”, estrelada por Denise Fraga e Tony Ramos, exclusivamente para os funcionários. Com direção de Luiz Villaça e dramaturgia coletiva, o espetáculo promove uma experiência de escuta e empatia com o público, misturando histórias pessoais dos atores, relatos dos espectadores e trechos de obras clássicas e contemporâneas. A peça aborda temas como relações humanas, escuta ativa, memórias afetivas e questões sociais urgentes, como o patriarcado e a crise climática, com leveza, humor e profundidade.

No dia do aniversário (2/10) , os Estúdios estarão em festa. Os funcionários serão recebidos com bolo e brindes comemorativos, e será inaugurada a “Calçada da Fama”. Neste dia, se dará início à extensa de lista de talentos que serão homenageados no local. Os 15 primeiros nomes são de talentos veteranos, que fazem parte da história da Globo: Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Antônio Pitanga, Lima Duarte, Walcyr Carrasco, Renato Aragão, Neusa Borges, Dennis Carvalho, Laura Cardoso, Betty Faria, Ary Fontoura, Mauro Mendonça, Rosamaria Murtinho, Nathália Timberg e Serginho Groisman.

No dia 24, outra iniciativa que marca as três décadas dos EG é o início da Academia Estúdios Globo, que nasce como um espaço de desenvolvimento para todos os profissionais que atuam nos Estúdios. Com ações presenciais, online e sob demanda, a iniciativa reúne cursos e atividades voltadas para ofícios artísticos, repertório conceitual e gêneros específicos como dramaturgia, humor e não ficção. A proposta é ampliar o acesso ao conhecimento sobre o universo audiovisual, além de conteúdos que ajudam a entender os fundamentos do entretenimento, com curadoria e programação pensadas para atender às necessidades reais dos talentos e colaboradores dos Estúdios Globo.

A transformação visual dos Estúdios, que vem acontecendo desde o início do ano – quando o heliponto ganhou um letreiro superespecial “a la Hollywood” -, também é parte das comemorações. Novos nomes foram dados aos espaços de alimentação, como o Restaurante Mais Você e a Praça de Alimentação Dona Jura. Os muros externos ganharam vida com 26 ilustrações criadas por Ipojucam Jesus, aderecista da fábrica de cenários. Totens, letreiros e placas temáticas reforçam a identidade do local e celebram os conteúdos que marcaram gerações.

O projeto “Olhares Digitais” leva tecnologia aos jovens do bairro Caju, através dos games e da arte digital, no Rio de Janeiro

A cultura e a tecnologia como estratégias para transformação social e geração de renda formam a base da 2ª edição do projeto “Olhares Digitais”, que abre inscrições para oficinas gratuitas no Caju,  bairro histórico da Zona Norte do Rio de Janeiro. O curso de arte digital e games pelo celular começa 2/10 na Associação Filantrópica Arte Salva Vidas e explora o audiovisual acrescentando o aprendizado da inteligência artificial e fotografia. Ao final de 8 encontros às quintas-feiras, 16h, será realizada uma exposição com as artes criadas pelos participantes.

O projeto tem curadoria e idealização de Ana Brites. A iniciativa propõe uma imersão cultural apresentando o universo criativo da arte digital e dos games, incluindo as fases do processo de produção. Com o celular na palma da mão, as oficinas serão ministradas por professores especializados nos dias 2, 9, 16, 23, 30 /10 e 06/11, 13/11 e 20/11.

A cada oficina uma vivência diferente e inovadora! O projeto visa capacitar jovens para o mercado de trabalho com foco na geração de renda e contribui com a estratégia de combate à desigualdade social. Sem nenhum custo, o participante aprenderá a criação de arte digital, games, fotografia, vídeo, NFT e outros.

_Reunimos um time de professores com ensinamentos valiosos para ingressar os jovens no mercado de trabalho com foco na tão icônica Era do Metaverso. O objetivo é ensiná-los a produzir artes digitais e prepará-los para dominar as novas ferramentas do audiovisual, games, mídias sociais e do metaverso. Dando base para, por exemplo, a utilizar dispositivos como a Inteligência Artificial e outras tecnologias da Web3 – comenta Ana Brites.

O projeto é gratuito, incentivado via a Lei do ISS Cultural e tem o patrocínio do Ingresso.com, Rio Brasil Terminal, Logbit, Frontier, Summa Nativas, Land, Megamatte, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/ Secretaria Municipal de Cultura.

Parceria: Arte Salva Vidas, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Realização: NR Produções

 

 

SERVIÇO

Olhares Digitais, inscrições abertas.

A iniciativa tem como foco capacitar jovens a partir de 12 anos em arte digital, audiovisual, fotografia, inteligência artificial e produção de conteúdo digital pelo celular. É necessário levar cópia de RG, CPF e comprovante de residência para se inscrever nas vagas limitadas.

  • Oficinas

8         encontros às quintas-feiras: 2, 9, 16, 23, 30 /10 e 06/11, 13/11 e 20/11

Horário: 16h às 19h

Local: Associação Filantrópica Arte Salva Vidas

Endereço: Rua General Sampaio, 74 (fundos),  Caju – Rio de Janeiro (próximo ao ponto do ônibus das linhas 210 e 209)

Mais informações: @olhares_digitais

Tel: (21)99081-0387 (WhatsApp)

Uso do Pix Automático será obrigatório em débitos para instituições não autorizadas

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central (BC) aprovaram, no dia (25/9), resoluções que tornam obrigatório o uso do Pix Automático quando o recebedor dos recursos for uma pessoa jurídica ou entidade não autorizada a funcionar pelo BC.

Com isso, o pagador deverá autorizar, usando a modalidade do Pix, o débito em sua conta por meio do aplicativo da instituição financeira responsável pela transação. Segundo o BC, a exigência do Pix Automático nesse tipo de operação oferece mais conveniência e controle ao cliente, além de evitar débitos indevidos.

As novas regras entram em vigor em 13 de outubro. No entanto, as instituições financeiras terão até 1º de janeiro do ano que vem para ajustar contratos e autorizações de débito vigentes, além de implementar as demais medidas necessárias ao cumprimento da norma.

Segundo o Banco Central, o uso do Pix automático tem potencial para reduzir a inadimplência e aumentar a competição:

“A adoção do Pix automático tem o potencial de aumentar a competição, reduzir a inadimplência, elevar a eficiência de processos operacionais e diminuir os custos dos procedimentos de cobrança, benefícios que serão usufruídos pelos clientes do Sistema Financeiro Nacional”, diz em nota.

 

Pix automático
O Pix Automático permite o agendamento de pagamentos periódicos de contas recorrentes, como luz, telefone, condomínio, mensalidades escolares e assinaturas de streaming. A ferramenta facilita a vida dos consumidores e ampliar o acesso a serviços por quem não tem cartão de crédito.

Embora seja parecido com o débito automático, a modalidade oferece mais praticidade. O Pix Automático pode ser usado inclusive em fins de semana e feriados. No débito automático, os pagamentos eram realizados apenas em dias úteis.

Além disso, as empresas não precisam ter convênios com todos os bancos: os recebimentos podem ser centralizados em uma única instituição financeira.

Lançamento do livro: “Para Além dos Contos de Fadas: Princesas e Gênero sob o Olhar de Adolescentes”

Mestra em Psicologia, Carla Mikulski mostra em livro como histórias clássicas e modernas das Princesas Disney atravessam a experiência de jovens brasileiras

De Branca de Neve a Moana, as Princesas Disney acompanharam gerações de meninas e adolescentes como modelos de beleza e comportamento. Mas como essas narrativas são interpretadas pelas adolescentes de hoje? É o que investiga o livro Para Além dos Contos de Fadas: Princesas e Gênero sob o Olhar de Adolescentes, da mestra em Psicologia Carla Mikulski, publicado pela Editora Appris. O lançamento será no dia 27 de setembro, às 17h, na Livraria Alento, no Flamengo.

A obra vai além do universo das princesas, estendendo a discussão a outras produções culturais voltadas ao público infanto-juvenil. A autora realizou um estudo qualitativo com adolescentes de 13 a 17 anos de diferentes regiões do Brasil, revelando não só leituras críticas sobre papéis de gênero, como também a persistência de mensagens internalizadas.

“Meu objetivo foi ouvir como as adolescentes interpretam e ressignificam essas histórias”, explica a autora. O livro mostra como produções culturais podem influenciar afetos, escolhas e sonhos, e como meninas questionam estereótipos e constroem outros caminhos alternativos.

Uma fala marcante exemplifica essa complexidade: mesmo após problematizar o consentimento em A Bela Adormecida ou a violência simbólica de Cinderela, uma jovem defendeu o relacionamento de A Bela e a Fera, considerando que “o amor teria transformado a relação abusiva em algo positivo”, relata Mikulski.

Apesar dos esforços recentes dos Estúdios Disney para criar personagens mais plurais e independentes, a autora ressalta que ainda há limites impostos pelo mercado e pela lógica cultural que sustenta as produções. Por outro lado, as novas gerações têm um olhar mais atento e crítico, pressionando a indústria a mudar. “A transformação não vem apenas das produções, mas da sociedade como um todo”, afirma.

As princesas permanecem presentes no dia a dia de crianças e adolescentes brasileiras, em filmes, roupas, brinquedos e festas, contribuindo com o entendimento do que significa ser menina. A pesquisa mostrou, porém, que essas narrativas podem ser reinterpretadas: em casa ou na escola, quando adultos propõem conversas abertas e escutam as interpretações das crianças, elas passam a questionar papéis de gênero e imaginar finais ou comportamentos diferentes para as personagens.

Para responsáveis, educadores(as) e psicólogos(as), Mikulski sugere: “O primeiro caminho é a escuta. Perguntar o que as crianças entendem e sentem em relação às histórias. O segundo é ampliar o repertório, oferecendo livros, filmes e narrativas que apresentem protagonistas diversos. Não se trata de negar ou proibir as princesas, mas de problematizar seus limites e valorizar a criatividade das crianças e adolescentes, estimulando autonomia, diversidade e pensamento crítico.”

Sobre a autora: Carla Mikulski é psicóloga, mestra em Psicologia (UFBA) e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia do Esquema e Psicologia Positiva. Atua em pesquisa sobre cultura, gênero e desenvolvimento humano, e integra o Grupo de Trabalho Relações de Gênero e Psicologia do CRP-03.

Serviço:
Lançamento do livro Para Além dos Contos de Fadas: Princesas e Gênero sob o Olhar de Adolescentes

📍 Livraria Alento (Rua Senador Vergueiro, nº 80, loja A – Flamengo, Rio de Janeiro, RJ)
📅 27 de setembro (sábado)
🕓 17h

‘Fantástico’ vai à Turquia, o país que está mudando a cabeça das pessoas

A Turquia tem mudado a cabeça de muitas pessoas nos últimos anos. Literalmente. Cada vez mais brasileiros têm ido ao país exatamente para isso. Istambul virou a capital mundial do transplante capilar. Os preços são bem mais baixos e os resultados chamam atenção. O ‘Fantástico’ deste domingo, dia (28/9), vai mostrar os bastidores dessa indústria que movimenta bilhões de dólares por ano e também os riscos.

No segundo episódio do quadro “Negritudes”, a apresentadora Maju Coutinho entrevista Mirtes Renata. Ela tem tatuado no braço o nome do filho, Miguel, com a data de nascimento e o dia da tragédia que mudou sua vida. Mirtes era empregada doméstica e deixou o filho aos cuidados da patroa enquanto saía para passear com o cachorro da família da residência onde trabalhava. O menino morreu ao cair do 9º andar de um prédio de luxo, no Cais de Santa Rita, no Centro do Recife. Uma história de força, resiliência e luta, que ecoa muito além da dor.

A partir da perda do filho, Mirtes se engajou em um propósito. Ela iniciou uma jornada acadêmica para conhecer as leis e combater novas injustiças sociais. Apresentou recentemente projeto de conclusão de curso sobre escravidão contemporânea. No fim deste ano se forma em Direito, com o sonho de um dia virar promotora pública um dia. “Até antes de ontem mesmo eu estava vendo um vídeo do meu filho. É uma saudade tão grande de ouvir a voz dele…”, conta Mirtes, emocionada, vestindo uma camisa branca, em que está escrito “Justiça por Miguel”.

No último episódio da série “Gospel, O Som Que Toca”, o repórter Estevan Muniz acompanha o cantor Ton Carfi pelas periferias de São Paulo e mostra a origem do poder de transformação que tem esse gênero musical. “É uma outra relação com a música. Ela serve de consolo e traz alegria no momento em que uma pessoa está deprimida. Por isso que essa música está atingindo várias pessoas hoje”, ressalta o cantor.

O ‘Fantástico’ deste domingo começa logo depois do ‘Domingão com Huck’.

“Bom Dia & Cia com Patati Patatá” celebra quatro meses no ar nesta sexta-feira, dia (26/9)

Nesta sexta-feira, 26 de setembro, o programa infantil “Bom Dia & Cia com Patati Patatá” comemorou seu quarto mês consecutivo no ar. A atração, exibida de segunda a sexta-feira, conquistou o público mirim com uma fórmula que une diversão e interatividade.

“Bom Dia & Cia” é um dos programas infantis mais icônicos da TV brasileira, no ar desde 1993. Marcou gerações ao misturar desenhos animados com brincadeiras ao vivo por telefone. Começou com Eliana, passou por Jackeline Petkovic e, a partir de 2003, destacou apresentadores mirins como Yudi, Priscilla Alcântara Maisa Silva. Em 2015, Silvia Abravanel assumiu o comando, dando um tom mais educativo ao programa. Em 2025, o programa foi relançado com os palhaços Patati e Patatá como novos apresentadores.

Comandado pela dupla de palhaços mais querida do Brasil, o programa apresenta uma variedade de quadros lúdicos, convidados especiais e a clássica seleção de desenhos. Shows circenses, números musicais e apresentações de mágica fazem parte do matinal que estimula a imaginação e a criatividade das crianças.

Para marcar a data, o mágico Ossamá Sato, conhecido por suas grandes ilusões e vasta experiência na televisão, participou do episódio preparando uma performance temática.

“Bom Dia & Cia com Patati Patatá” é exibido de segunda a sexta, a partir das 8h30, no SBT.

 

 

 

Mangueira pode ter um dos maiores poetas do país como compositor no Carnaval 2026

A Estação Primeira de Mangueira, segunda maior campeã do Carnaval carioca, levará para a Sapucaí em 2026 o enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”. A proposta homenageia a vida e a força cultural do lendário mestre amapaense, símbolo da resistência afro-indígena da região Norte.

O tema mobilizou o Amapá e atraiu para a disputa de samba algumas das maiores referências culturais do estado. Joãozinho Gomes, considerado um dos maiores poetas do país e autor de Jeito Tucuju — canção reconhecida como hino cultural amapaense — uniu-se a Patrícia Bastos e Val Milhomem, vozes consagradas da cena nortista, para compor um samba que traduz a alma Tucuju.

Visita ao museu Sacaca e o Amapá (Pedro Terra, Dr.Herval, Do Sacaca (Filho do enredo), Joãozinho Gomes e Igor Leal.

“Como filho dessa terra, fico muito honrado de ver nossa história contada pela maior escola de samba do planeta, que é a Mangueira”, afirma Joãozinho Gomes. “Mestre Sacaca é uma referência para todo amapaense, e fazer um samba sobre ele é, acima de tudo, cantar nosso povo.”

 

A parceria, batizada de Samba 15, também conta com reforço carioca. Igor Leal, Pedro Terra, Paulo César Feital, Dr. Herval e Tomaz Miranda — nomes que juntos somam nove sambas oficiais da Verde e Rosa, incluindo os campeões de 2002 (Vou Invadir o Nordeste) e 2019 (Marielle) — unem forças com os artistas amapaenses para disputar o hino oficial.

“O samba é uma grande viagem pelo extremo norte do país. Visitamos a família de Mestre Sacaca, sentimos a energia do jeito Tucuju e, junto com Joãozinho e Patrícia Bastos, traduzimos isso em versos que unem Amazônia e Mangueira”, destaca Igor Leal.

O Samba 15 está entre os quatro finalistas da Estação Primeira de Mangueira e será defendido neste sábado, dia 27, na quadra da escola, quando será escolhido o hino oficial para o Carnaval 2026.

 

Fotos: Dilean Monper 

 

 

‘Maria Clara & JP: Brincar e Imaginar’, o espetáculo musical do maior fenômeno infantil do Youtube

O espetáculo infantil mais esperado dos últimos anos agora é realidade! Os irmãos Maria Clara e JP atenderam aos milhões de pedidos dos fãs que tanto queriam um show dessa duplinha. Vem aí: ‘Maria Clara & JP – Brincar e Imaginar’, com os bonecos mais amados do Brasil, direto do Youtube para os palcos de todo Brasil. O show dos bonecos da Maria Clara e JP é assinado pela Síntese Produções, há mais de 20 anos no mercado de entretenimento.

 

Maria Clara conta um pouco do que os fãs podem esperar do espetáculo: “Saber que o nosso show vai viajar o Brasil inteirinho me deixa muito empolgada! O show está lindo e super divertido”. Com cenografia lúdica e iluminação cênica com muita cor e movimento, o show do maior fenômeno infantil do Youtube chega pela primeira vez a Rio de Janeiro no dia 28 de Setembro, em apresentação única, e promete transformar o Vivo Rio em uma grande festa, para que todos possam cantar, dançar e se divertir junto com os bonecos que fazem o maior sucesso na internet.

 

Os ingressos estão à venda no site ticket360.com.br.

 

Ao som dos maiores hits do canal, como “O Chão é Lava”, “Ser Criança é” e “A História do Homem Biscoito”, o espetáculo ‘Maria Clara & JP – Brincar e Imaginar’ contará com a participação especial de personagens que fazem muito sucesso nos vídeos da dupla no Youtube, além de um grupo de dançarinos composto por b-boys, b-girls e acróbatas. “Estamos muito felizes com o lançamento do nosso show! Estávamos preparando essa surpresa com muito carinho, para todas as crianças que amam acompanhar os
nossos vídeos no Youtube. Ver tudo isso tomando forma é muito legal”, diz o empolgado JP.

 

Maria Clara & JP Maria Clara & JP é uma marca brasileira, voltada para o público infantil, que ficou conhecida através do canal no YouTube. Hoje figura na lista dos 10 maiores canais brasileiros e é considerado um fenômeno com seus mais de 41 milhões de inscritos e mais de 27 bilhões de VIEWS. Atualmente a família mora e produz seus vídeos em Orlando, nos EUA.

 

Serviço:
Maria Clara & JP – Brincar e Imaginar
Data: 28 de setembro, às 18 horas
Local: Vivo Rio Endereço: AV. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, 20021-150
Ingressos:
– Setor 1: R$280,00 / R$140,00
– Setor 1 PMR: R$280,00 / R$140,00
– Setor 2: R$260,00 / R$130,00
– Setor 3: R$220,00 / R$110,00
– Setor 4: R$180,00 / R$90,00
– Setor 5: R$160,00 / R$80,00
– Frisas: R$180,00 / R$90,00
– Camarote A: R$280,00 / R$140,00
– Camarote B: R$240,00 / R$120,00
– Camarote C: R$200,00 / R$100,00
Vendas: ticketeir
Classificação LIVRE

 

 

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