Do dia 2 ao dia 12 de outubro, a 27ª edição do Festival do Rio vai transformar a cidade maravilhosa na capital do cinema no Brasil. Durante 11 dias, os amantes da sétima arte terão a chance de conferir cerca de 300 filmes, entre produções nacionais e internacionais, com títulos aclamados nos maiores festivais do mundo, e os indicados por seus países ao Oscar. A programação oficial tem sessões especiais e gratuitas, exibições com acessibilidade, mostras paralelas, homenagens e uma seleção que reflete a diversidade e a variedade da produção brasileira e internacional. Os ingressos individuais estarão disponíveis para compra a partir de 30 de setembro, no site Ingresso.com e nas bilheterias dos cinemas participantes.
O público tem duas boas novidades: a programação em 2025 começa na própria quinta-feira com mais de 50 filmes, antes mesmo da tradicional Gala de Abertura no Cine Odeon, e o voto popular está de volta ao Festival do Rio em 2025, e agora é eletrônico. Os espectadores que forem assistir aos filmes da Première Brasil participantes das mostras competitivas poderão votar no seu preferido ao acessar a cédula de votação no celular através de um QR Code que estará exposto na saída das salas. Os filmes escolhidos ganham o Troféu Redentor de Voto Popular em três categorias: Melhor Longa Ficção e Melhor Longa Documentário pelo Júri Popular da Première Brasil; e Melhor Longa pelo Júri Popular da Mostra Novos Rumos.
Serão um total de 22 salas de cinema do circuito comercial: Circuito NET (Gávea e Botafogo), Kinoplex São Luiz, CineSystem Belas Artes Botafogo, CineSanta, Cine Carioca José Wilker – Casas Casadas e o tradicional Odeon. Mais locais com programação gratuita, como o Museu do Amanhã,o CCJF – Centro Cultural da Justiça Federal, o Pavilhão do RioMarket e o Teatro Glaucio Gil.
O Cinema Circulação voltará a ocupar as salas do Circuito Carioca da Prefeitura – como o Cine Carioca Penha e o Cine Carioca Nova Brasília (no Complexo do Alemão), as Casas Casadas em Laranjeiras e o Cine Santa em Santa Teresa. Além disso, mantém o sucesso do cinema ao ar livre no Parque Susana Naspolini, em Realengo, levando cinema democrático e gratuito para as famílias da zona oeste do Rio de Janeiro.
E para atualizar o debate sobre inovação no audiovisual, o RioMarket apresenta mesas e masterclasses para o mercado e uma seleção aberta ao público com ingressos gratuitos. Além de receber pessoas do mercado, a sede do festival no Armazém da Utopia, no Cais do Porto, oferecerá programação especial para o público em geral, mediante inscrição prévia on-line, sempre divulgada no site do festival e em suas redes sociais.
Première Brasil
A cinematografia do país estará representada em sua diversidade, reunindo obras inéditas de
diretores consagrados e novos expoentes, na Première Brasil com o maior número de longa-metragens da história do festival. Somando longas, médias e curtas, são 124 títulos.
A seleção está dividida nas mostras competitivas Competição Principal e Competição Novos Rumos – que concorrem ao Troféu Redentor – com 48 filmes participantes; e nas seleções especiais Hors-Concours, Clássicos Restaurados, Retratos, Programa Geração, À Meia Noite, Especial Séries Brasileiras e O Estado das Coisas. Esta última, recebe ainda uma edição especial com uma curadoria de filmes com temas relacionados à COP-30.
Em 2025, o evento realiza sessões de gala dedicadas a quatro séries brasileiras, em exibições gratuitas e abertas ao público, numa oportunidade única de assistir na tela grande aos primeiros episódios. As produções selecionadas incluem Ângela Diniz: Assassinada e Condenada (HBO Max), dirigida por Andrucha Waddington e estrelada por Marjorie Estiano e Emílio Dantas, que revisita a história de Ângela Diniz, ícone da alta sociedade mineira dos anos 70 assassinada a tiros pelo namorado Doca Street. Escrita e protagonizada por Lucas Oranmian, AYÔ (Reprodutora) que se destaca por trazer ao centro da narrativa a vida de um homem negro, gay e artista, abordando suas relações afetivas, desafios profissionais e busca por pertencimento na São Paulo contemporânea, com um elenco potente que reúne nomes como Breno Ferreira, Aretha Sadick, Gilda Nomacce, Caio Blat, Tania Toko e Lázaro Ramos.
A série ficcional De Menor (Tangerina Entretenimento), de Caru Alves de Souza, que em cada episódio retrata audiências de jovens em conflito com a lei em estilos variados — musical, talk show, podcast e até um julgamento surreal numa sala de jantar. Fechando o ciclo de produções nacionais, Tremembé (Prime Video), criada por Vera Egito, traz para a ficção as histórias de Suzane von Richthofen, Anna Jatobá, Elize Matsunaga e outros personagens reais que ficaram conhecidos como “presos famosos” da penitenciária de Tremembé, com Marina Ruy Barbosa, Bianca Comparato, Felipe Simas e grande elenco.
Destaques internacionais do Festival do Rio
O Festival do Rio 2025 vai contar este ano com a presença de Bill Kramer, CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, entidade responsável pela premiação do Oscar. Ele chega para a Gala de Abertura, dia 2 de outubro, no Cine Odeon. Vem acompanhado de Meredith Shea, chief membership, impact and industry officer na Academy of Motion Picture Arts and Sciences e Dilcia Barrera, senior vice president of member relations, global outreach, and administration.
Com uma curadoria que reúne mais de 180 filmes internacionais representando 74 países, apresenta a seleção das mostras Panorama Mundial, Expectativa, Itinerários Únicos e Midnight Movies, traz ao público brasileiro grandes mestres do cinema, estreias femininas na direção, documentários sobre personalidades históricas e trabalhos premiados nos principais festivais do mundo.
A presença feminina, aliás, é um dos eixos centrais desta edição, com 90 filmes dirigidos ou co-dirigidos por mulheres apenas entre os internacionais. Entre os destaques está a atriz francesa Juliette Binoche (Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por O Paciente Inglês), que vem ao Festival pela primeira vez para apresentar In-I in Motion, seu primeiro trabalho como diretora. A premiada diretora portuguesa Teresa Villaverde (Colo, Os Mutantes) virá ao Brasil exclusivamente para apresentar no Festival a estreia mundial de seu último filme, Justa, que conta com Betty Faria em destaque no elenco.
A Voz de Hind Rajab, da diretora tunisiana Kaouther Ben Hania, que emocionou o público em Veneza e levou o Grande Prêmio do Júri, é outro dos filmes muito esperados desta edição. Também integram o Panorama Mundial cineastas como Claire Denis (Bom Trabalho), com A Cerca; Agnieszka Holland (Filhos da Guerra), com Franz Antes de Kafka; e Nia DaCosta (Candyman), com Hedda. Filmes que tratam de sexismo, abuso e relações de poder, como Sem Dó nem Piedade, de Isa Willinger; e A Fúria, de Gemma Blasco, reforçam a relevância dos temas atuais que atravessam a curadoria.
Diretamente do Festival de Cannes, chegam obras como Valor Sentimental, de Joachim Trier, vencedor do Grande Prêmio do Júri; e O Olhar Misterioso do Flamingo, de Diego Céspedes, vencedor na mostra Un Certain Regard, e escolhido para representar o Chile na corrida pelo Oscar. O filme será apresentado no Festival do Rio com a presença do diretor e da atriz Paula Dinamarca. Também exibido em Cannes – onde conquistou o prêmio de Melhor Atriz para Cléo Diára na mostra Un Certain Regard -, O Riso e a Faca, de Pedro Pinho, será exibido no Rio com a presença do diretor, do ator Jonathan Guilherme e da própria Cléo Diára. Outro título em destaque é Um Poeta, de Simón Mesa Soto, filme da Colômbia vencedor do Prêmio do Júri na Un Certain Regard. O filme é mais um da safra de 16 produções já selecionadas até agora por seus países para disputar uma vaga no Oscar 2026 – lista que pode aumentar.
Entre os grandes nomes presentes no Panorama estão ainda La Grazia, de Paolo Sorrentino; A Cronologia da Água, de Kristen Stewart; Sonhos, de Michel Franco; Yes, de Nadav Lapid; Morra, Amor, de Lynne Ramsay; Elefantes Fantasmas, de Werner Herzog; e Balada de um Jogador, de Edward Berger, diretor de Conclave, que encerrou o Festival do Rio em 2024. A lista ainda inclui obras de Hong Sang-soo, Julia Ducournau, Kelly Reichardt, Rebecca Zlotowski, László Nemes, compondo um painel do cinema contemporâneo em toda a sua diversidade.
Mostras Itinerários Únicos e Première Latina
A Première Latina, uma das mostras mais tradicionais do Festival do Rio, retorna em 2025 com uma seleção de 18 títulos internacionais, abrangendo expressões autorais da Argentina, Chile, México, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Equador. As produções selecionadas abordam questões sociais, políticas e existenciais, traduzindo a diversidade de olhares inerentes ao histórico de colonização espanhola para o público carioca. Criada na segunda edição do festival, em 2000, a mostra tem o propósito de promover o diálogo cultural entre os muitos povos das Américas. Um dos destaques da programação é a estreia brasileira de “Nossa Terra” (Nuestra Tierra), de Lucrecia Martel, consagrada diretora argentina, egressa da província de Salta, que volta ao Festival do Rio com um ensaio documental que reafirma sua força autoral. A incursão da realizadora de cults como “Zama” (2017) e “O Pântano” (2001) pelas veredas do documentário narra a violência contra os povos indígenas. Foi exibido nos festivais de Veneza e Toronto e concorre a prêmios em San Sebastián.
A mostra Clássicos & Cults, dedicada a revisitar filmes que marcaram a história do cinema, seja por sua relevância cultural, impacto estético ou pela intensidade de suas histórias. A seleção reúne desde obras premiadas até títulos que conquistaram status de cult ao longo das décadas. Entre os destaques da mostra está Incêndios (Incendies, 2010), do canadense Denis Villeneuve, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Outro momento imperdível é a exibição de Apocalypse Now (1979), de Francis Ford Coppola, um dos maiores épicos de guerra da história do cinema, ganhadora da Palma de Ouro em Cannes em 1979 e de vários Oscars no ano seguinte.
Abertura e Encerramento Nacional e Internacional
O longa-metragem Depois da Caçada (After The Hunt), de Luca Guadagnino, abrirá a 27ª edição do Festival do Rio. A estreia brasileira do filme acontece no histórico Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, tradicional palco da Gala de Abertura do Festival. O filme será apresentado ao público no Festival do Rio logo após a sua première mundial no Festival de Veneza, neste mês de agosto, e a sua passagem pelo Festival de Nova York, onde o filme também foi selecionado para abrir a edição deste ano.
“Hamnet: A Vida Antes de Hamlet” (Hamnet) – longa dirigido pela ganhadora do Oscar Chloé Zhao (Nomadland) e inspirado no premiado livro de Maggie O’Farrell, grande vencedor do Festival Internacional de Cinema de Toronto foi escolhido como o filme de encerramento do Festival do Rio, o longa contará com sessão no dia 11 de outubro, às 19h30, no histórico Cine Odeon – CCLSR, no Rio de Janeiro. Com produção dos vencedores do Oscar Steven Spielberg e Sam Mendes, “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet” (Hamnet) tem roteiro de Maggie O’Farrell e Chloé Zhao, também responsável pela direção. O longa traz no elenco Paul Mescal, de “Gladiador II”, e Jessie Buckley, de “Entre Mulheres”, em atuações aclamadas pela crítica internacional.
Sobre o Festival do Rio
O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio – por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.