Início Site

NOTA DE REPÚDIO

A AIB – Associação da Imprensa do Brasil, por meio desta nota, manifesta seu mais profundo repúdio ao ato de racismo sofrido pela jornalista Luciana Barreto, apresentadora do Repórter Brasil Tarde, da Tv Brasil, (EBC), ocorrido no dia (14/4), durante o exercício legítimo de sua profissão. Ressaltamos também nossa consternação as ameaças que a jornalista vem sofrendo desde o dia 17 de março deste ano. Declaramos que como instituição de defesa dos direitos da imprensa, a AIB está solidária e unida contra quaisquer discursos de ódio e preconceito de setores reacionários da sociedade que se propagam nas redes sociais.

O racismo é uma prática criminosa e inadmissível, que atinge não apenas a vítima direta, mas toda a sociedade. É ainda mais grave quando direcionado a profissionais da imprensa, que atuam na linha de frente da informação, da verdade e da democracia. Atos como esse demonstram a persistência de estruturas discriminatórias que precisamos combater com firmeza e urgência.

“Reforçamos que não nos calaremos diante de qualquer forma de preconceito ou violência. Racismo não é opinião, é crime, e deve ser tratado como tal”, Rafael Gomes, Diretor Social e presidente da Comissão de Inclusão e Diversidade da AIB.

A AIB – Associação da Imprensa do Brasil ressalta que deve haver uma apuração rigorosa dos fatos, responsabilização dos envolvidos e ações concretas que garantam respeito, proteção e dignidade de todos os profissionais de comunicação, independentemente de sua cor, origem ou etnia.

Reafirmamos, também, por meio desta nota de repúdio, nosso compromisso com a luta antirracista e com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e livre de qualquer forma de discriminação.

Rio de Janeiro, 17 de abril de 2025

Manule Lopes  – Presidente da AIB

ASSOCIAÇÃO DA IMPRENSA DO BRASIL

AIB 27 anos: Faça parte da AIB!

O jornalismo precisa de quem acredita nele. Você é um deles?

Ser jornalista é resistir. É estar junto é avançar.

 

Você cuida da notícia, a AIB cuida de você.

 

Se você deseja fazer parte do quadro de associados da AIB, como pessoa física ou jurídica, basta enviar o formuário abaixo com seus dados por e-mail para: presidenciaaib@gmail.com

Associados AIB tem descontos em cursos e palestras promovidas pela Associação da Imprensa do Brasil – AIB!

Foi dada a largada!  Dia (30/08) começa a votação do Troféu AIB de Imprensa 2023

A votação para o Troféu AIB de Imprensa 2023, começa às 0h do dia 30.08.2023, quarta-feira, e termina às 23h59 do dia 06.10.2023, sexta-feira.

Escolha os melhores de 2023! Seu voto faz diferença!

Ao acessar o link de votação, lembre-se, que é necessário votar em todas as categorias para completar o voto!

 

Estão concorrendo ao Troféu AIB de Imprensa 2023:

 

Categoria Melhor Ator

Cirillo Luna – (Record Tv – Série ‘Reis’)

Dalton Vigh – (Sbt – Novela ‘Poliana Moça’)

Nicolas Prattes (Globoplay, Tv Globo – Novela ‘Todas as Flores’)

Raphael Logam (Star Plus – Série ‘Impuros’)

Rômulo Estrela (Tv Globo – Novela ‘Travessia’)

 

Categoria Melhor Atriz

Mariana Ximenes (Tv Globo – Novela ‘Amor Perfeito’)

Paloma Bernardi (Record Tv – Série ‘Reis’)

Sheron Menezzes (Tv Globo – Novela ‘Vai na Fé’)

Sophie Charlotte (Globoplay, Tv Globo – Novela ‘Todas as Flores’)

Thais Melchior (SBT – Novela ‘Poliana Moça’)

 

Categoria Melhor Jornal Impresso/ Site 

Jornal Extra (RJ)

Portal de Notícias G1

Jornal Meia Hora (RJ)

Portal de Notícias Metrópoles

Portal de Notícias UOL

 

Categoria Melhor Colunista

Fabia Oliveira

David Brazil

Hugo Gloss

Leo Ferreira

Lu Lacerda

 

Categoria Melhor Programa Jornalístico

Profissão Repórter (Tv Globo)

Os Pingos nos Is (Jovem Pan)

Domingo Espetacular (Record Tv)

Grande Debate (CNN Brasil)

Roda Viva (Tv Cultura)

 

Categoria Melhor Telejornal

Jornal Hoje (Tv Globo, Nacional)

Balanço Geral (Record Tv Rio)

Cidade Alerta (Record Tv, Nacional)

Alerta Nacional (Tv A Crítica, Manaus)

SBT (Telejornal, RJ)

Em breve divulgaremos a lista dos destaques especiais eleitos pela Comissão AIB.

 

Link de votação:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScSIseQGu3j57hmJOBi5Jtn_j51hJFcbeniwJMrNoYnem-xVg/viewform

 

14ª edição do TROFÉU AIB DE IMPRENSA

A cerimônia de entrega da 14ª edição do TROFÉU AIB DE IMPRENSA (evento fechado para convidados) será dia 13 de dezembro, às 19h, no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, no Leblon, na Zona Sul do Rio.

Acompanhe as novidades do evento e o resultado oficial no dia 07.10.2023 no Portal AIB NEWS (www.aibnews.com.br)

 

Sobre a AIB

A AIB – Associação d​a Imprensa d​o Brasil, anteriormente chamada de Associação de Imprensa da Barra ​da Tijuca, foi fundada em 3 de setembro de 1998​. É uma entidade sem fins lucrativos​ e congrega profissionais de Imprensa, nas mídias impressa​, eletrônica, ​audiovisual e fotográfica, ​estudantes de jornalismo​ e veículos de comunicação.​ É filiada a FENAI/FAIBRA – Federação Nacional da Imprensa do Brasil e Federação das Associações de Imprensa do Brasil.

 

Confira o vídeo da 13a. edição do Troféu AIB de Imprensa

 

Fernanda Montenegro, Gilberto Gil  e Tony Ramos serão os grandes homenageados no Troféu AIB de Imprensa 2022 que tem vários famosos concorrendo por votação popular

A 13a. edição do Troféu AIB de Imprensa será realizada no dia 14 de novembro de 2022, no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, no Leblon, na Zona Sul do Rio.

JÁ VOTOU?
Está rolando até 20/09 a votação popular para a escolha dos melhores do ano que irão receber o Troféu AIB de Imprensa.

Clique no link abaixo:

13º TROFÉU AIB 2022
VOTAÇÃO ABERTA PELA INTERNET ATÉ O DIA 20/09/2022

Melhor ator
Wladimir Britcha (Quanto mais vida Melhor-Tv Globo)
Mateus Solano (Quanto mais vida Melhor-Tv Globo)
Irandhir Santos (Pantanal-Tv Globo)
Daniel Blanco (Reis-Record)
Carlo Porto (Carinha de Anjo – SBT)

Melhor atriz
Paolla Oliveira (Cara e Coragem-Tv Globo)
Giovana Antonelli (Quanto mais vida Melhor – Tv Globo)
Isabel Teixeira (Pantanal – Tv Globo)
Stephany Brito – Reis – Record)
Debora Sartori (reis – Record)

Melhor Youtuber
Carlinhos Maia
Whinderson Nunes
Felipe Neto
Kefera
Camila Loures

Melhor Influencer
Anitta
Juliete
Gil do Vigor
Larissa Manoela
Tatá Werneck

Canal de Notícias Tv Fechada
Joven Pan
Globo News
Band News
Record News
CNN

Melhor Jornalista
Maju Coutinho (Tv Globo)
Pedro Figueiredo (Tv Globo)
Cesar Trali (Tv Globo)
Roberto Cabrini (Record)
Willian Travassos (Joven Pan)

Melhor apresentador de Entretenimento Tv
Fausto Silva (Band)
Mion (Tv Globo)
Huck (Tv Globo)
Serginho groisman (Tv Globo)
Rodrigo Faro (Record)

ESCOLHA DA COMISSÃO DA AIB
Melhor Filme – Medida Provisória
Melhor Programa de Entrevista – Que História É Essa Porchat?
Melhor Programa Jornalístico – Globo Repórter

 

Empresários do ano

João Diniz (Gastronomia)
Francisco Magalhaes (Sustentabilidade Social)
Metrô Rio

 

MOÇÕES (DIPLOMAS)
Delegado da 16a DP
Comandante do 31o. Batalhão
Comandante do Barra Presente
Barra Shopping
Sheraton
Ex Secretário de Saúde Daniel Soranz
Presidente da FIOCRUZ
Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ, Danielle Barros
Eduardo Barata, presidente da APTR
Cida Moraes, apresentadora do Programa Gente Carioca
Rede Be ​​Offices​ ​
Talita Galhardo (Subprefeita de Jacarepaguá, RJ)
Raphael Lima (Subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, RJ)

​​

Destaque Especial

Fernanda Montenegro
Gilberto Gil
Tony Ramos.
Jornalista Rodolfo Scheneider
Record Tv Rio – Emissora de Tv Regional

O evento também irá homenagear a ABL – Academia Brasileira de Letras pelos seus 125 anos.

 

Sobre a AIB
A AIB – Associação da Imprensa do Brasil, anteriormente chamada de Associação de Imprensa da Barra da Tijuca. Foi fundada em 3 de setembro de 1998. É sem fins lucrativos e congrega profissionais de Imprensa, nas mídias impressa, eletrônica, audiovisual e fotográfica, estudantes de jornalismo e veículos de comunicação. É filiada a FENAI/FAIBRA – Federação Nacional da Imprensa do Brasil e Federação das Associações de Imprensa do Brasil.

 

Whindersson Nunes se apresenta no Rio de Janeiro, neste domingo, dia (19/10), com “Isso Definitivamente Não É Um Culto”

Sucesso por onde passa, Whindersson Nunes estará no Rio de Janeiro no próximo domingo, 19 de outubro, para uma apresentação única às 20h, na Farmasi Arena – espaço de padrão internacional. O público pode garantir seu lugar pelo site da Ingresso Digital.

 

A turnê vem registrando números expressivos por onde passa, somando mais de 140 mil espectadores desde o seu início e pretendendo ultrapassar 236 mil espectadores em teatros e arenas pelo Brasil e Europa até o fim do ano.

 

“Isso Definitivamente Não É Um Culto” é uma produção da Non Stop e representa uma imersão nos pensamentos e experiências de Whindersson, que transforma suas vivências em humor com a originalidade e o carisma que o consagraram. Com observações afiadas e uma narrativa envolvente, o artista mostra que 2025 tem sido um ano marcante de forte conexão e sintonia com o público.

 

SERVIÇO:

Whindersson Nunes – ‘Isso Definitivamente Não É Um Culto’

Data: 19 de outubro de 2025

Local: Farmasi Arena

Endereço: Av. Embaixador Abelardo Bueno 3.401, Barra Olímpica, Rio de Janeiro
Vendas no Ingresso Digital

Barra da Tijuca pode ter mais duas áreas de proteção ambiental para frear crescimento urbano: uma delas na região da Península

A Barra da Tijuca pode ganhar duas áreas de preservação por lei estadual: o deputado estadual Alexandre Knoploch (PL) protocolou dois projetos de lei sobre terrenos importantes na região. O primeiro, de número 6110/2025, quer tombar a área que fica entre a Avenida Engenheiro César Hermano Jordão Freira e a Rua Rogério J. Zylbersztajn. Já o segundo, de número 6251/2025, visa declarar como área de proteção ambiental a região Flamboyants da Península, que conta com mais de 1 milhão de metros quadrados.
Para Knoploch, as medidas têm intuito de contribuir para frear impactos urbanos na área, com as novas normas, por considerar que o local não consegue abrigar mais nenhum empreendimento mobiliário ou comercial.
“Tanto a APA (sigla para Área de Proteção Ambiental) quanto o tombamento contribuirão para a preservação do solo urbanístico. É uma forma de mitigar impactos do crescimento acelerado na região, que já não comporta mais unidades no sistema de esgoto. A ideia é, ainda, prevenir mais problemas da já colapsada infraestrutura como de mobilidade, pois mais construções ali exige mau infraestrutura prévia, algo que não temos. ” , explicou o parlamentar.
Agora, ambos projetos devem ir à votação na Casa.

Projeto ‘Menina, Moça – Mulher’ do Instituto Carlos Chagas promove ação de Outubro Rosa com foco na saúde feminina

O Instituto Carlos Chagas (ICC), sob a presidência do professor e médico Ricardo Cavalcanti Ribeiro, realiza nesta quinta-feira, 16 de outubro , uma programação voltada à saúde e ao bem-estar da mulher. A ação acontece por meio do projeto Menina, Moça – Mulher, braço social da instituição que atende mulheres em situação de vulnerabilidade social.

O evento começa às 10h, na sede do instituto localizada na Av. Mem de Sá, 254, Centro do Rio de Janeiro. A proposta é ampliar o acesso à informação, à prevenção e aos cuidados com a saúde feminina, especialmente no contexto do Outubro Rosa.

Ao longo do dia, o público poderá participar de rodas de conversa que abordarão temas essenciais para a saúde da mulher. Entre os assuntos em discussão estão a importância da educação em saúde no câncer de mama, mitos e verdades sobre osteoporose e artrose, além de ações relevantes e políticas no combate à violência contra a mulher.

 

Acolhimento e cuidado integral

As participantes também terão acesso a discussões sobre os impactos psicológicos da violência e a defesa pessoal como ação educativa e preventiva. Durante o evento, serão oferecidas atividades de embelezamento feminino, terapias complementares e auriculoterapia, em um ambiente acolhedor e de troca de experiências.

Haverá ainda um bazar com produtos desenvolvidos nas oficinas do projeto, que refletem o trabalho de capacitação realizado ao longo dos anos.

 

Trajetória de impacto social

O projeto Menina, Moça – Mulher é coordenado pelo *Dr. Ricardo Cavalcanti* e já beneficiou cerca de 4 mil mulheres com oficinas de capacitação, consultas médicas e ações voltadas à promoção da saúde integral. “O Outubro Rosa é um momento de reforçar a importância da prevenção e do cuidado com a saúde feminina. Nosso projeto nasceu justamente com esse propósito: acolher, orientar e fortalecer mulheres que precisam de apoio e oportunidades”, afirma o Dr. Ricardo Cavalcanti.

O Instituto Carlos Chagas atua há 66 anos na promoção da saúde, educação e bem-estar social. A instituição privada sem fins lucrativos oferece mais de 30 cursos, mantém parcerias com 29 hospitais, conta com 25 professores titulares e cerca de 380 alunos. Além de funcionar como faculdade voltada ao ensino médico, o ICC desenvolve pesquisas e atividades de relevância pública.

SERVIÇO:
Ação do Outubro Rosa no projeto Menina, Moça – Mulher do ICC
Data: 16 de outubro (quinta-feira)
Horário a partir das 10h
Local: Av. Mem de Sá, 254 – Centro, Rio de Janeiro
Evento gratuito e aberto ao público

Upfront Globo 2026 mostra a força das histórias que mobilizam o Brasil

Na noite desta segunda-feira, dia 13 de outubro, o auditório do Ibirapuera, em São Paulo, foi palco de um dos eventos mais aguardados do calendário da indústria criativa brasileira: o Upfront Globo 2026. Reunindo estrelas do audiovisual e do mercado publicitário, a Globo apresentou as principais novidades para o próximo ano, reforçando sua posição como grande produtora e contadora de histórias que conectam conversa e consumo no Brasil.

O destaque do evento foi a evolução contínua da entrega multiplataforma da Globo, com uma estratégia de distribuição que permite que suas histórias circulem com fluidez entre a TV aberta, o streaming, as redes sociais e outras plataformas digitais – próprias ou não, incluindo agora também o inventário OOH. Um movimento que amplia o alcance e o impacto dos conteúdos da Globo, criando fenômenos culturais que atravessam gerações, telas e formatos.

“Este ano tem nos mostrado do que somos capazes: desde trazer o primeiro Oscar para o Brasil à inauguração do maior estúdio de produção virtual da América Latina, da aquisição da Eletromídia à expansão da distribuição do nosso conteúdo, seguimos construindo um ambiente onde talentos florescem e onde as marcas e a indústria se fortalecem. Meu convite a vocês hoje é para abraçarmos, juntos, o agora e o futuro que queremos ver acontecer”, disse Paulo Marinho na abertura do evento.

Em 2025, os números falam por si: a Globo alcançou 196 milhões de brasileiros com média de 3h46 diárias de permanência, o maior índice da última década. Prestes a completar 10 anos, o Globoplay se consolida como o streaming de maior engajamento do país, liderando o tempo médio diário por usuário com 2h08, à frente de todas as plataformas pagas e gratuitas, e com cerca de 30 milhões de pessoas por mês consumindo seus conteúdos.

Essa atenção qualificada e constante transforma as histórias da Globo em parte da cultura popular, alimentando conversas, memes, debates e movimentos sociais. Foi o que aconteceu com a recente morte da personagem Odete Roitman, que saiu da ficção para invadir a realidade: postagens virais, obituários em jornais tradicionais e até instituições públicas aproveitaram o momento.

Manzar Feres, diretora de Negócios da Globo, reforçou esse poder de influência como uma oportunidade concreta para as marcas. “A morte da Odete Roitman virou um fenômeno cultural e o mercado não perdeu tempo: marcas lançaram campanhas super criativas. Foi um daqueles momentos em que a ficção atravessa a vida real e mostra o poder que as nossas histórias têm de mexer com o país inteiro. Porque onde tem atenção, tem oportunidade real de conexão”, afirmou, durante o evento. “Nessa era da disputa de atenção, da fragmentação de telas e de olhares, ser visto, ouvido e desejado se tornou um desafio constante. Por isso, buscamos incansavelmente ampliar a distribuição dos nossos conteúdos, em diversos formatos, para estar mais perto das pessoas – dentro e fora de casa. Mesmo com os conteúdos disponíveis em outras plataformas, milhões de brasileiros escolhem exclusivamente as plataformas da Globo para consumi-los. E isso fala sobre relevância e conexão”.

Como parte de sua estratégia de inovação e adaptação às novas dinâmicas de consumo, a Globo vem investindo em novos formatos e linguagens. A produção de vídeos curtos verticais – voltados para consumo em aplicativos, redes sociais e dispositivos móveis – já ultrapassa 3 mil vídeos por mês nos apps e sites da Globo, como g1, ge, gshow e Receitas.

E agora se expande para o Globoplay e para os perfis da Globo nas redes sociais, com o desenvolvimento de microdramas, pensados desde a origem para o ambiente digital. A proposta une a excelência da dramaturgia da Globo à lógica do consumo rápido, contínuo e imersivo das plataformas digitais. Os primeiros lançamentos estão previstos ainda para este ano.

O Upfront 2026 apresentou também cases de sucesso veiculados pela Globo em 2025 e novos formatos de publicidade, como o Pause Ads em vídeo e tela cheia, e a evolução do DAI – a inserção dinâmica e segmentada de publicidade dos breaks dos sinais ao vivo da TV Globo e dos canais pagos no Globoplay. “Nossos planos comerciais estão cada vez mais flexíveis, customizados e criativos, conectando marcas e públicos em todos os lugares – nas TVs, nos celulares, nas casas, nos elevadores, nas ruas. Porque, não importa a plataforma: a Globo é onde as histórias de sucesso se encontram. As nossas e as das marcas”, disse Manzar.

Ainda durante o evento, Tati Machado foi anunciada como a nova agenciada da ViU, se juntando ao casting exclusivo formado por Eliana, Serginho Groisman, Tadeu Schmidt, Maria Beltrão, Jonathan Azevedo, Humberto Morais, Rodrigo Sant’Anna, Ana Paula Xongani, Juliette, Gil do Vigor, Beatriz Reis, Giovanna Pitel, Renata Saldanha, Vinícius Nascimento, Aline Patriarca, Lucca, Jorge Iggor, Sofia Miranda e Jordana Araújo.

A próxima disrupção do mercado de mídia também foi destaque no Upfront. A chegada da DTV+ vai permitir que anunciantes entreguem publicidade segmentada, interativa e contextualizada na TV aberta. A tela da TV se transforma em uma vitrine interativa, onde os melhores conteúdos se conectam diretamente a produtos e serviços – tudo a apenas um clique do controle remoto. É a conversão contextualizada a um conteúdo de altíssima qualidade e engajamento. É conteúdo que inspira e engajamento que vira negócio.

Apostas de 2026

A Globo entra em 2026 com o compromisso de continuar entregando histórias que emocionam, conectam e geram impacto, sendo o principal palco onde o Brasil se vê, se escuta e se transforma. Para isso, vai trazer conteúdos que vão mobilizar o país no próximo ano: novelas, séries, Copa do Mundo, as principais competições de futebol masculino e feminino, F1, eleições, os grandes realities e os maiores festivais de música do país. Confira:

Novelas – Em janeiro de 2026, ‘Coração Acelerado’ entra no ar no horário das sete, trazendo uma comédia romântica musical, criada e escrita por Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento. A história transforma o universo sertanejo em palco para uma história de amor, identidade e potência feminina. Com direção artística de Carlos Araujo, a novela conta a história de Agrado Garcia (Isadora Cruz), uma cantora e compositora talentosa que batalha para conquistar uma carreira de sucesso. A jovem, que vê seu destino cruzado com o do famoso João Raul (Filipe Bragança), um astro do sertanejo em crise, vai precisar encarar a revolta da influenciadora Naiane (Isabelle Drummond), com quem ele tinha um romance. A cantora Ana Castela, que se apresentou no palco do Upfront, faz uma participação especial na novela.

Em março, é a vez da próxima novela das seis da TV Globo, ‘A Nobreza do Amor’, uma superprodução de um amor “real” e fabular, que promete encantar o público. No palco do Upfront, sentada em um trono e acompanhada de um balé afro, Duda Santos, foi confirmada como protagonista da história, trazendo um pouco do universo que vai marcar uma das grandes novidades da programação no ano que vem. A trama gira em torno do encontro entre a princesa Alika, vivida por Duda Santos, uma princesa africana que foge para o Brasil, depois de ver seu futuro reino de Batanga cair nas mãos de um tirano; e Tonho, um trabalhador de engenho, que sonha em ter um pedaço de terra para ajudar o seu povo. Os caminhos de Alika e Tonho, marcados pelo mais nobre dos sentimentos e por tantos mistérios não revelados, se cruzam no interior do Rio Grande do Norte, nos anos 1920, e se tornam um só nessa saga emocionante de amor e luta pela paz e justiça. Novela de Duca Rachid, Júlio Fischer e Elisio Lopes Júnior, com direção artística de Gustavo Fernandez.

E a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de outubro, a TV Globo estreia ‘Três Graças’, criada e escrita por Aguinaldo Silva, Virgílio Silva e Zé Dassilva, com direção artística de Luiz Henrique Rios. Uma história repleta de humanidade e esperança, que mistura drama, tragédia, romance, mistério e toques de humor. Criador de histórias marcantes e personagens icônicos, como as vilãs Perpétua, de ‘Tieta’, e Nazaré Tedesco, de ‘Senhora do Destino’, de mulheres fortes, como Tieta, da novela homônima, Aguinaldo está de volta ao horário nobre da TV Globo com Arminda (Grazi Massafera), uma vilã que promete entrar para a galeria das malvadas do autor, e com as inspiradoras três graças: Gerluce (Sophie Chatlotte), Lígia (Dira Paes) e Joélly (Alana Cabral).

Microdramas – Acompanhando uma tendência internacional, a Globo aposta na construção de uma linguagem própria para os microdramas, integrando sua expertise em dramaturgia à lógica de consumo digital. A proposta é explorar novas formas de contar histórias, com foco na complementaridade entre telas, na agilidade de produção e na conexão com diferentes públicos. Os primeiros lançamentos estão previstos para esse ano na TV Globo e no Globoplay: conteúdos abertos e gratuitos nas redes sociais da TV Globo e modelos pagos no Globoplay, com degustação de alguns capítulos gratuitos.

Na TV Globo, os microdramas expandem o universo criativo da TV para o ambiente digital, integrando narrativas e personagens das obras em uma lógica transmídia. O primeiro projeto será ‘Tudo Por uma Segunda Chance’, produzido pelos Estúdios Globo e protagonizado por Jade Picon. Na trama, escrita por Rodrigo Lassance e dirigida por Adriano Melo, o jovem empresário Lucas Trajano, herdeiro de uma das maiores fortunas de São Paulo, está prestes a se casar com a doce designer Paula Magalhães, mas desperta a inveja da ardilosa Soraia, amiga de infância dos dois, que nutre uma paixão secreta por Lucas e está disposta a tudo para conquistar seu coração e sua herança. O microdrama terá uma lógica de publicação nas redes sociais da TV globo integrada à novela das sete, ‘Dona de Mim’, na qual personagens acompanharão os episódios, enquanto o público poderá assisti-los nas redes sociais. Serão 50 episódios de 2 a 3 minutos.

No Globoplay, o primeiro será ‘Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário’, produzido pela Formata e protagonizado pelo cantor sertanejo Gustavo Mioto. Na história, Cindy (Maya Aniceto) é uma talentosa cantora e mãe solo, que se apaixona por Diego (Gustavo Mioto), um misterioso milionário que finge ser músico e pobre para conquistá-la. O microdrama terá seus primeiros episódios disponibilizados gratuitamente para todos os usuários logados no Globoplay e no YouTube, e os demais estarão no Globoplay para assinantes – inicialmente apenas para consumo mobile. Serão 50 episódios com duração máxima de 2 minutos.

BBB 26 – A nova edição promete revolucionar a dinâmica do jogo: além dos tradicionais Pipocas e Camarotes, ex-BBBs formarão um terceiro grupo. O público terá mais poder do que nunca – escolhendo participantes em cinco casas de vidro espalhadas pelo Brasil, podendo substituir um dos jogadores e controlar os big fones. O prêmio em dinheiro será o grande atrativo, sempre visível na sala da casa, lembrando aos participantes o que está em jogo. Além do Gshow, haverá votação direta também no Globoplay e uma edição especial do Cartola BBB.

Em 2026, outros realities ganham novas temporadas: após conquistar mais de 71 milhões de pessoas, Ana Maria Braga, Alex Atala, Renata Vanzetto e Jefferson Rueda retornam com o ‘Chef de Alto Nível’, em novos desafios na Torre das Cozinhas que contarão com cozinheiros amadores, profissionais e influenciadores enfrentando provas ainda mais eletrizantes. Já estão abertas também as inscrições para a terceira temporada do ‘Estrela da Casa’, com Ana Clara e Michel Teló. E a competição continua no GNT com o chef Felipe Bronze desafiando churrasqueiros de todo o país a mostrar seu talento em ‘No Fogo com Bronze’.

Em Família com Eliana – Nos fins de semana, momento de dar uma pausa na rotina e reunir a família, a TV Globo tem uma grande novidade para 2026: Eliana estreia em março um novo programa nas tardes de domingo, antes do futebol, e reforça o já consagrado time de apresentadores do fim de semana. ‘Em Família com Eliana’ vai celebrar a cultura brasileira através da paixão pela música de diferentes ritmos do país e da tradição de reunir a família no domingo. A apresentadora viaja para visitar famosos com forte tradição musical, revelando histórias inspiradoras e curiosidades de suas famílias. Na volta ao estúdio, Eliana não estará sozinha: um membro da família será o jurado convidado da semana na competição que acontece no palco. ‘Em Família com Eliana’ é um projeto multiplataforma com um spin-off semanal no GNT; com histórias com reportagens e entrevistas no Gshow e bastidores nas redes sociais da TV Globo. A experiência completa estará no Globoplay.

Originais Globoplay – Celebrando 10 anos de histórias, o Globoplay prepara novidades para quem ama se emocionar, rir e se surpreender. Dando continuidade à aposta nos gêneros que conquistaram seus assinantes este ano, como comédia, drama e fantasia, o streaming reforça sua vocação para brasilidade com um portfólio original cada vez mais vibrante e conectado com o que o Brasil quer ver. Entre os destaques do próximo ano estão as estreias da comédia ‘Juntas & Separadas’ e da série inédita ‘Jogada de Risco’; além de novas temporadas de sucessos como ‘Pablo & Luisão’, ‘Os Outros’, ‘Sessão de Terapia’ e ‘Vermelho Sangue’.

ET – Novo programa de humor com Eduardo Sterblitch e Tatá Werneck para o Multishow e Globoplay, em 13 episódios. Surto criativo em que interpretam uma legião de personagens, inclusive eles mesmos. O programa vive de improviso e aposta no inesperado como idioma oficial.

Antártida – Em meio ao gelo, ao silêncio e à tensão extrema, nasce o novo longa do Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo: ‘Antártida’, thriller psicológico criado e escrito por Claudia Jouvin e dirigido por Bruno Safadi. A produção, totalmente inovadora, une narrativa potente, protagonismo feminino e recursos visuais de última geração – primeiro filme gravado no Estúdio de Produção Virtual, usando tecnologia Unreal. Protagonizado por Andrea Beltrão e Marina Ruy Barbosa, o elenco conta com nomes como Lázaro Ramos, Antônio Calloni, Leandra Leal, Renan Monteiro, Mariana Sena, Gero Camilo, João Vitor Silva, Adélio Lima, Marcos de Andrade e Henrique Barreira.

Música de janeiro a janeiro – A Globo é o lugar onde todos os ritmos se encontram, do rock ao sertanejo até as grandes celebrações regionais, levando ao público uma experiência completa. Em 2026, o Brasil vai poder acompanhar a nova edição de ‘Todo Mundo no Rio’ com transmissão exclusiva, diretamente das areias da praia de Copacabana. A cobertura multiplataforma do Carnaval une tradição, inovação e paixão pela cultura popular brasileira, levando a grandiosidade dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo para todo o país; a alegria dos blocos e festas de rua com o ‘Glô na Rua’; e os preparativos de Sabrina Sato para brilhar na avenida no ‘Carnaval da Sabrina’. E as multijanelas vão entregar toda emoção do Lollapalooza e Rock in Rio, além de acompanhar as etapas do Circuito Sertanejo, maior circuito de shows dedicado ao gênero, do São João do Nordeste – que será apresentado pelo cantor Wesley Safadão – e até do Motoweek, em Brasília, para quem é fã de rock e motocicletas. Ainda este ano, a grande novidade é a estreia do Natal em Gramado na programação de fim de ano da Globo.

Fórmula 1 – A F1 volta à Globo em 2026, onde há mais de 40 anos nasceu a paixão dos brasileiros pela principal categoria de automobilismo do mundo. Cobertura inédita, multiplataforma e abrangente, mais tecnológica e interativa. Com transmissões completas no sportv e 15 GPs ao vivo na TV Globo.

Copa do Mundo – 2026 é ano de Copa do Mundo, o maior evento de seleções, que sempre faz o Brasil parar e a Globo prepara a maior e mais completa cobertura multiplataforma do torneio. Dois reforços já estão confirmados na TV Globo e foram anunciados no palco do Upfront: Ronaldinho Gaúcho, o embaixador do canal, que vai aparecer em roles aleatórios pela América do Norte, e o pentacampeão Denílson, que vai comentar todos os jogos do Brasil. O sportv fará cobertura 24 horas do Mundial com grande presença in loco e programas especiais, como o de Fábio Porchat que, antes mesmo do Mundial começar, vai misturar futebol, comida e humor, algumas das grandes paixões dos brasileiros. Todos os jogos exibidos pela TV Globo e pelo sportv também poderão ser vistos de qualquer lugar pelo Globoplay, em HD e em 4k. No ge.globo, a cobertura always on, jogos em tempo real, escalações, estatísticas, últimas notícias, vídeos, conteúdos gamificados. E a Ge TV também prepara a sua primeira cobertura do Mundial.

Futebol feminino – A Globo amplia seu investimento no futebol feminino, não apenas em direitos, mas em cobertura de excelência, que fortalece e valoriza a categoria, em equipes diversas e na construção de público. A partir de 2026, o futebol feminino ganha oficialmente um espaço na grade da TV Globo nas tardes de sábado, enquanto o masculino segue marcando presença nas tardes de domingo.

Ge TV – O já consolidado ecossistema esportivo da Globo ganhou mais um reforço para sua oferta gratuita com a estreia da Ge TV, novo canal digital de entretenimento esportivo da Globo. Multidistribuído, com linguagem descontraída, irreverente e conectada com o público.

Jornalismo – Em ano de eleições presidenciais, a Globo reitera seu compromisso com uma cobertura eleitoral ampla, ágil, de qualidade e em sintonia com os interesses do público. O debate presidencial entra no ar mais cedo que o habitual. O Jornalismo prepara um projeto especial para as eleições, em que o eleitor estará no centro, ouvindo quem sai de casa pra votar, destacando suas expectativas e esperanças.

Em 2026, os 30 anos da GloboNews serão comemorados com a inauguração de um novo estúdio que simboliza a busca constante da Globo por inovação na cobertura dos grandes acontecimentos do Brasil e do mundo. Para celebrar os 20 anos do G1, será lançado um novo aplicativo, ainda mais moderno e com mais espaço para vídeos verticais. O G1 é o maior produto digital de jornalismo do Brasil, com mais de 50 milhões de pessoas por mês e quase 70 milhões de usuários nas redes sociais oficiais, gerando mais de 12 bilhões de visualizações em vídeos. Um ecossistema completo de notícias 24 horas.

Tem ainda a estreia de William Bonner no ‘Globo Repórter’, como apresentador ao lado de Sandra Annenberg e conduzindo reportagens especiais ao longo do ano. Futuro e inovação são o foco do ‘Fantástico’ em 2026. A inteligência artificial é a protagonista da nova temporada de “Mentes Digitais”, enquanto genética, medicina e saúde serão assuntos no novo quadro “Código da Vida”. O influenciador Felca comandará um novo quadro no ‘Show da Vida’ que vai discutir problemas de autoestima, relacionamento, bullying e transtornos que, de alguma forma, estão associados ao que acontece no universo da internet e falam com milhões de famílias. Em um novo quadro, Maju Coutinho surpreende entregadores de delivery com um convite para conhecer melhor suas vidas e rotinas, ouvindo histórias curiosas de trabalhadores brasileiros.

Heineken® No Line-up Festival: marca desafia os padrões e lança festival proprietário sem revelar o line-up

Já parou para pensar como seria curtir um festival sem saber quem vai se apresentar, só pelo prazer da descoberta musical? Hoje em dia, o Brasil possui uma enorme quantidade de eventos musicais e, de acordo com um levantamento do Mapa dos Festivais de 2025*, somente neste ano serão mais de 100 festivais. Todos eles possuem algo em comum: a expectativa pelo anúncio do line-up. Por isso, a Heineken® resolveu desafiar os padrões mais uma vez ao lançar o Heineken® No Line-Up Festival, primeiro festival proprietário da marca no Brasil, onde as atrações serão conhecidas somente ao longo do próprio evento.

O festival é gratuito e acontece no dia 25 de outubro, das 15h às 03h, na Fábrica de Impressões, na Barra Funda, em São Paulo. O resgate de ingressos será feito dentro do Hei App, aplicativo da marca, a partir desta quinta-feira (16) às 13h.

Ainda de acordo com o estudo do Mapa dos Festivais, cerca de 30% do público (principalmente o jovem, de 18 a 29 anos) frequenta eventos focados em shows específicos priorizando experiências pontuais e o compartilhamento imediato desses momentos nas redes sociais. É nesse contexto que a Heineken® inverte a lógica para promover um ambiente de música e conexões totalmente novas e inesquecíveis. Provocar o público a desafiar os padrões e estar aberto a conhecer novos artistas, novos ritmos e mergulhar no futuro da música é um dos papéis que embrulham o conceito desse festival. A proposta também inclui rever bandas ou artistas consagrados de forma inesperada; alguns que as pessoas nem imaginavam que queriam tanto vê-los novamente.

“A Heineken® tem uma relação muito próxima com a música desde a sua chegada ao Brasil. Temos o compromisso de sempre gerar experiências cada vez mais completas e inovadoras ao nosso consumidor, mantendo nossa assinatura sustentável. Promover momentos marcantes de socialização é o papel principal da marca desde 1873. Por isso, criar um festival com um formato inédito e surpreendente fortalece ainda mais o papel de Heineken® como uma marca que dita tendências e desafia o status quo”, explica Cecília Bottai, vice-presidente de marketing do Grupo HEINEKEN no Brasil.

Com um público estimado em 3 mil pessoas de forma rotativa, o festival terá uma dinâmica inédita. Após a abertura dos portões, o público vai conhecer a estrutura de palcos. E os artistas serão revelados um a um ao longo de todo o dia. Desde o primeiro horário, grandes nomes se apresentarão de forma surpresa. O local contará com Beer Walls e bares espalhados, além da presença de Guarita, Holy Burger e Pizza Crek como opções de alimentação. O festival proprietário conta com o apoio de Trident, Club Social Snack, C6 Bank e o player oficial Deezer.

Essa iniciativa faz parte da plataforma Green Your City, lançada em 2021, que evolui dentro do universo da música para materializar a proposta da marca de proporcionar momentos de conexão com alta qualidade através de experiências que rompem com a rotina e incentivam novas perspectivas de uma forma sustentável.

Para Guilherme Bailão, diretor de Experiências de Marca e Patrocínios do Grupo HEINEKEN no Brasil, a Heineken® já é uma cerveja reconhecida pela sua presença constante nos festivais mais icônicos e autênticos do país – como Rock in Rio, C6 Fest e Popload Festival. Além disso, a companhia quer surpreender e convidar os consumidores a viver uma experiência única, despertada pelo desconhecido.

“Nosso propósito é inspirar as pessoas a se reconectarem com o que é real, sentir a música, compartilhar experiências autênticas e únicas, focar no presente, conhecer novos artistas e se entregar ao momento. E isso é possível com o Heineken® No Line-Up Festival. A música tem essa força única de aproximar e transformar, e é isso que queremos celebrar”, comenta Bailão.

CURADORIA

Com curadoria de Lúcio Ribeiro, criador do Popload Festival, jornalista de cultura pop e curador de shows e festivais, e Felipe Hirsch, curador musical, diretor de cinema e teatro, o Heineken® No Line-Up Festival contará com mais de 15 atrações, nacionais e internacionais, que transitam em diversos gêneros, do indie rock, rap, pop ao alternativo e quer mostrar ao público que é possível se aventurar e descobrir o novo de forma única e inesquecível.

“A magia de um bom festival é você ir ver uma banda ou artista que tanto quer ver, mas ao mesmo tempo fazer novas descobertas. Com o No Line-Up Festival, sem revelá-lo, a Heineken® aumenta, e muito, esse prazer de descoberta. E foi com essa premissa que pensamos na hora de escolher cada uma das atrações desse evento que já nasce disruptivo na essência”, diz Lúcio Ribeiro.

Toda a concepção do festival foi desenvolvida pela ATENAS.ag, agência de brand experience, parceira da Heineken® no Brasil, no planejamento, criação e execução de projetos que conectam a marca à cultura, à música e à sustentabilidade.

“A Heineken sempre teve o sonho de ter um festival proprietário, e transformar esse sonho em realidade foi um processo inspirador. Para nós, na ATENAS.ag, esse projeto simboliza o poder das experiências de marca, vivas, culturais e genuínas. Criamos o conceito do Heineken® No Line-Up Festival com o compromisso de traduzir o DNA da marca em uma vivência inesquecível, capaz de fazer as pessoas emergirem no desconhecido e se surpreenderem positivamente com o novo”, destaca Denise Garrido, CEO da ATENAS.ag.

INGRESSOS

O acesso ao evento será via ingresso gerado por QR Code. Para garantir o seu, basta baixar o aplicativo Hei. Após o download, é necessário fazer um rápido cadastro. Em seguida, é só acessar o banner do No Line Up Festival dentro do app e selecionar a quantidade de ingressos desejada (limitada a dois por pessoa). Os ingressos ficam disponíveis automaticamente no aplicativo. O resgate será liberado nesta quinta-feira (16), a partir das 13h. Atenção: os ingressos são limitados.

GREEN YOUR CITY

Green Your City é uma plataforma com uma série de iniciativas com o viés de música, cultura e sustentabilidade para a cena cultural e a ressignificação de espaços urbanos. É um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental, por meio de experiências de marca e um convite à reflexão. São metas da plataforma:

  • Energia Verde (renovável): 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia;
  • Circularidade: 80% das embalagens da Heineken serão circulares até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para as garrafas long necks, é uma ambição prioritário para a marca;
  • Microflorestas: A Heineken vai implantar microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes visam colaborar para a melhora da qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original;
  • Consumo Responsável: Desde 2010 a Heineken investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo responsável. 90% da população conectada impacta a internet anualmente pela mensagem de responsabilidade e consciência com consumo de álcool.

Serviço: Heineken® No Line-Up Festival
Data: 25 de outubro de 2025
Horário: 15h às 3h
Local: Fábrica de Impressões – Rua Achilles Orlando Curtolo, 617 – Parque Industrial Tomas Edson, São Paulo – SP, 01144-010.

*Acesso permitido para maiores de 18 anos. Menores, mesmo acompanhados dos pais, não podem acessar o evento.
Como acessar: resgate de ingressos gratuitos e limitados no dia 16 de outubro a partir das 13h pelo aplicativo Hei App – disponível para Android e IOS.
Como baixar o app: Para fazer o download do Hei, é só acessar a loja de aplicativos do seu celular e buscar por ‘Hei’. Clique aqui para baixar. O aplicativo é gratuito e está disponível para download. O aplicativo só pode ser acessado por maiores de 18 anos.

Importante: o evento é sujeito à lotação. Mesmo com ingresso em mãos, poderá ser necessário aguardar a saída de público para entrada, respeitando a limitação máxima do local.

*A pesquisa é do Mapa dos Festivais em parceria com a Walk The TalkA pesquisa ouviu 1.170 pessoas de todas as regiões do país, trazendo dados exclusivos sobre hábitos de consumo, preferências, comparativos geracionais e o impacto das marcas na experiência dos festivais.

NextStep promove live especial em homenagem ao Mês das Crianças

Em comemoração ao Dia das Crianças, a empresa de consultoria NextStep, focada em mentoria de carreira e desenvolvimento profissional, realizará uma live especial no próximo dia 16 de outubro (quinta-feira), às 19h, com o tema “Pequenos Hoje, Gigantes Amanhã: Habilidades para um Futuro de Sucesso”. O evento é gratuito e será transmitido ao vivo pelo perfil da mentora de carreiras, Priscilla Zanatelli (@pri.zanatelli).

O bate-papo tem como objetivo inspirar e provocar uma reflexão sobre como as habilidades desenvolvidas na infância influenciam diretamente a preparação das novas gerações para os desafios do mercado de trabalho. Voltada para pais, educadores e profissionais da área da infância, o evento aborda temas como pensamento crítico, criatividade, resolução de problemas, empatia, comunicação e colaboração – competências já valorizadas por empresas inovadoras e que serão cada vez mais exigidas no futuro.

“As crianças de hoje precisam ser encorajadas a imaginar, questionar e criar. O mercado do futuro será movido por pessoas criativas, resilientes e colaborativas e essas competências começam a ser cultivadas na infância. Ensinar uma criança a lidar com frustrações, a se comunicar e a pensar de forma crítica é preparar, desde cedo, o profissional que o mundo vai precisar”, destaca Priscilla Zanatelli, organizadora e fundadora da NextStep.

SERVIÇO:
Live: “Pequenos Hoje, Gigantes Amanhã: Habilidades para um Futuro de Sucesso”
Data: 16 de outubro (quinta-feira)
Horário: 19h
Transmissão: @pri.zanatelli

Promoção “Vale Tudo” no Bar da Peixaria Divina Providência

O clima de mistério vai tomar conta do Bar da Peixaria Divina Providência, no Irajá — endereço badalado da Zona Norte e campeão nacional do Concurso Comida di Buteco 2024. Especializado em petiscos de peixes e frutos do mar, o bar preparou uma ação divertida para celebrar o último capítulo da icônica novela Vale Tudo, nesta sexta-feira (17/10), a partir das 21h.

Na noite da exibição, todos estarão ligados para descobrir quem matou Odete Roitman, enquanto brindam com os amigos e saboreiam os pratos servidos na casa.

E tem mais: quem assistir ao episódio final no local e tiver o nome Odete, Celina, Helena, Maria de Fátima, César e Marco Aurélio ganhará uma bebida grátis para comemorar esse momento clássico da teledramaturgia brasileira. Para garantir o brinde, é necessário apresentar um documento de identidade com foto.


SERVIÇO:

BAR DA PEIXARIA DIVINA PROVIDÊNCIA
Endereço: Av. Monsenhor Félix, 565 – Irajá
Reservas pelo telefone: 9 7313-8989
Promoção Vale Tudo – Sexta-feira (17/10), a partir das 21h.

Projeto “Sensível e Possível” reúne exposição, lançamento de livro, rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais para celebrar talentos de pessoas com deficiência

Projeto “Sensível e Possível” reúne exposição, lançamento de livro, rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais para celebrar talentos de pessoas com deficiência

De 16 a 26 de outubro, o Américas Shopping, no Recreio dos Bandeirantes, será palco do projeto Sensível e Possível, uma iniciativa inovadora e transformadora que une cultura, diálogo e diversidade em uma programação gratuita e acessível ao público.

Idealizado pelas profissionais Lilian Mello (psicóloga e neuropsicóloga) e Luciana Carvalho (neuropsicopedagoga), o evento visa promover a inclusão de jovens e adultos com deficiência através de ações que ampliam visibilidade, respeito e protagonismo. Durante dez dias, o shopping será transformado em um espaço sensível, acolhedor e repleto de experiências inspiradoras.

A programação contempla uma exposição artística com fotografias, desenhos, mosaicos e peças de artesanato produzidas por pessoas com deficiência e por participantes da Oficina da SSD (Sociedade Semeando Desenvolvimento), além de rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais e lançamentos literários.

Entre os destaques, estão debates sobre saúde mental, sexualidade, mercado de trabalho e maternidade atípica, além de oficinas de arteterapia e construção de currículo, apresentações de dança, musicalização e até interação com cães terapeutas. O evento também contará com momentos especiais, como a tarde de autógrafos com Jessyborg (Atleta paralímpica) e o lançamento do livro “Amoreco – Descobrindo a Síndrome de Moebius”, da autora Luciane Goulart.

“- Mais do que uma programação, o projeto Sensível e Possível é um convite ao olhar empático, ao reconhecimento da diversidade humana e à celebração do potencial de cada indivíduo. Um evento que transforma o shopping em um verdadeiro espaço de cidadania, cultura e inclusão”, comenta Hudson Almeida, gerente de Marketing do shopping.

16/10 – Abertura
• 17h: Inauguração da Exposição “Sensíveis e Possíveis”: fotografias, desenhos, mosaicos e artesanato da Oficina da SSD.
• 18h: Abertura oficial com Lilian Mello e Luciana Carvalho e homenagens aos parceiros

17/10 – Como estimular talentos e sonhos
• 18h: Roda de conversa: A importância de oferecer espaços e oportunidades, com Bárbara Calmeto, Tony Viegas e Lilian Mello.
• 19h: Apresentação de Serviço Assistido por Cães (PMERJ e parceiros)
• 19h30: Entrevista com o Projeto Praia para Todos, com Mateus Pita e Fabinho Fernandes.

18/10 – Minha História em Palavras
• 17h: Lançamento do livro Amoreco – Descobrindo a Síndrome de Moebius, de Luciane Goulart, com tarde de autógrafos.
• 19h: Entrevista com a autora Luciane Goulart e o fotógrafo Eduardo Tavares, mediada por Mateus Pita.

19/10 – Saúde Mental e Qualidade de Vida
• 16h – Oficina de Arteterapia com Jaqueline Alves.
• 17h – Aula aberta: Movimentando o Corpo com Ludicidade, com Prof. Luiz André.
• 18h – Roda de conversa sobre saúde mental com Dr. Lislie Abram e Luciana Carvalho.

24/10 – Vivências, Desafios e Aprendizados
• 17h – Apresentação de musicalização – Profª Claudia.
• 17h30 – Roda de conversa com Raphael Leitão, jovem PcD e ator de teatro.
• 18h – Roda de conversa com mães atípicas.
• 19h – Debate: Sexualidade e afetividade, com Flávia Fabres, mediação de Lilian Mello e Luciana Carvalho.

25/10 – Transição para a Vida Adulta: Mercado de Trabalho
• 17h – Apresentação de dança cigana – Profª Dvorah Darah.
• 18h – Palestra: Mudança de Paradigma no Mundo Corporativo, com Marco Vitale.
• 18h30 – Debate: Inclusão e Acolhimento no RH, com Rejane Leite.
• 19h – Palestra: Planejamento Financeiro, com Fernanda S. Salles.
• 19h30 – Oficina: Como montar seu currículo, com Fernanda S. Salles e Lilian Mello.
• 19h30 – Conversa com mediadoras: O apoio na fase adulta.

26/10 – Desistir não é opção
• 16h – Apresentação de dança – Profª Denise Cavalcante.
• 17h – Bate-papo com Jessyborg e tarde de autógrafos.

SERVIÇO:

Sensível e Possível

Evento que valoriza o talento e a capacidade de jovens e adultos autistas, com exposição de fotos, entrevistas, vídeos e lançamento de livro.

De 16 a 26 de outubro, no Américas Shopping (Av. das Américas, 15.500 – Recreio dos Bandeirantes).

Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 13h às 21h.

Entrada franca.

Klini Saúde é a nova patrocinadora master do time de basquete do Vasco da Gama

A Klini Saúde, operadora que mais cresce no Rio de Janeiro, é a nova patrocinadora master do time de basquete do Vasco da Gama para a temporada 25/26 do NBB (Novo Basquete Brasil).

Com uma trajetória marcada por inovação, qualidade e tradição no cuidado à saúde, a Klini chega para reforçar o compromisso de apoiar o esporte e incentivar hábitos de vida mais saudáveis. A parceria marca a entrada oficial da marca no universo esportivo profissional, fortalecendo sua presença e conexão com o público carioca.

“Estar ao lado do Vasco, um clube com tanta história, paixão e identificação popular, é motivo de orgulho para a Klini. Acreditamos na força do esporte como instrumento de transformação, saúde e superação. Esses valores também fazem parte do nosso DNA”, afirma Victor Celano, diretor de marketing da Klini Saúde.

A Klini é reconhecida por oferecer planos acessíveis e uma ampla estrutura de atendimento, com rede própria de hospitais, centros médicos e laboratórios. Sua rede hospitalar, a Rede Casa, é referência em excelência e tradição no cuidado à saúde no Rio de Janeiro.

Com o slogan “Aqui sua saúde tá em casa”, a Klini vem se consolidando como uma das principais operadoras do estado, unindo qualidade assistencial e preço justo. Agora, leva essa mesma energia para as quadras, incentivando o desempenho e o bem-estar dos atletas.

A marca da Klini estará presente no uniforme oficial e em ativações especiais durante toda a temporada do NBB, reforçando o espírito de parceria, paixão e entrega que move tanto a empresa quanto o clube.

Sobre a Klini Saúde:
A Klini é uma operadora de saúde do Rio de Janeiro, parte do Grupo Casa, que reúne hospitais, centros médicos e laboratórios próprios. Com foco em qualidade, acolhimento e custo-benefício, a Klini tem se destacado pelo rápido crescimento e por oferecer atendimento humanizado em toda a sua rede.

 

 

Letramento Racial: a estratégia inteligente que protege sua imagem e multiplica talentos

Atualmente, no mundo dos negócios, uma empresa ser considerada moderna e ética não é um bônus, é uma necessidade. O público está cada vez mais atento, e o digital amplifica cada erro. Por isso, a pauta da Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) deixou de ser apenas um tema de Recursos Humanos para se tornar uma ferramenta estratégica de mercado e de gestão de riscos. E o primeiro passo nessa jornada, crucial para quem está em posição de liderança e influência, é o Letramento Racial.

Mas, o que é Letramento Racial?
Letramento Racial é o processo contínuo de educação e conscientização que permite, principalmente às pessoas em posições de influência, compreenderem as dinâmicas raciais da sociedade, entenderem como elas se manifestam nas instituições e nas atitudes cotidianas, e agirem de forma proativa para a equidade.

Não se trata de buscar falhas, mas de assumir a responsabilidade pela construção de um ambiente mais justo e inclusivo. Para quem ocupa posições de liderança, é uma parte do mapa que ensina a enxergar as barreiras que não se aplicam à sua própria experiência, transformando a desatenção inconsciente em visão estratégica.

O Letramento Racial é o investimento que te coloca à frente, garantindo que sua empresa esteja alinhada com as transformações sociais.

 

Gestão de riscos: proteção da marca e da imagem profissional
No mundo conectado, um deslize de comunicação, um comentário desavisado de um líder ou uma falha na cultura da empresa pode se tornar uma crise de imagem em minutos. O Letramento Racial funciona como um investimento preventivo:

1. Minimização de conflitos: ao capacitar líderes e colaboradores, você reduz a chance de situações delicadas (mesmo que não intencionais) que podem gerar desconforto e danos à reputação corporativa.

2. Transparência e credibilidade: consumidores, parceiros e investidores valorizam marcas que demonstram compromisso genuíno com a inclusão. O letramento mostra que a empresa está investindo na melhoria de sua cultura.

3. Liderança de valor: para a sua imagem profissional, ser um líder informado sobre questões raciais indica maturidade, visão de futuro e preparo para gerir a complexidade de uma sociedade plural.

 

Estratégia de mercado: vantagem competitiva em quatro pilares
O impacto positivo do Letramento Racial vai além da prevenção de crises; ele gera valor real para o negócio:

1. Atração e retenção de talentos
Profissionais de alta performance buscam ativamente empresas onde se sintam valorizados e respeitados. Uma cultura corporativa que promove ativamente a inclusão e oferece desenvolvimento contínuo (como o Letramento Racial) é um imã para os melhores. É preciso garantir que o ambiente seja propício para o crescimento de todos.

2. Senso de pertencimento (Cultura Organizacional)
Quando a inclusão é genuína, todos os colaboradores, de diferentes origens, sentem que suas contribuições importam. Isso eleva o engajamento, a lealdade e a motivação da equipe. Uma cultura forte, que valoriza a diversidade, se traduz em um time mais unido e produtivo.

3. Inovação e resultados financeiros
Estudos globais mostram consistentemente que empresas com times mais diversos (racial, cultural e de gênero) são mais inovadoras e apresentam melhor performance financeira. A pluralidade de experiências traz diferentes pontos de vista para a mesa, permitindo soluções criativas e uma maior compreensão das necessidades de um mercado consumidor cada vez mais amplo.

4. Preparação para o futuro
No Brasil, mais da metade da população tem origem negra. Desconsiderar o tema racial é, na prática, desconsiderar a maior parte do seu mercado consumidor e da força de trabalho.

O Letramento Racial é o investimento que te coloca à frente, garantindo que sua empresa esteja alinhada com as transformações sociais e preparada para liderar em um futuro mais equitativo.

Conheça nosso Curso de Letramento Racial

Temos uma oportunidade imperdível: um curso de Letramento Racial online e ao vivo que acontecerá dia 25/10.

Para garantir que sua empresa ou sua trajetória profissional esteja à prova de futuro, conheça a ementa completa e faça sua inscrição através do link: https://www.sympla.com.br/evento-online/curso-livre-de-letramento-racial-oab/3128427#compartilhar-evento?share_id=copiarlink

 

Certificação
O certificado do curso será emitido pela ESA Barra da Tijuca, agregando alto valor e reconhecimento institucional ao seu desenvolvimento profissional.

Por Anna Luisa Silva, CEO da Lati Bere Consultoria, Gestora de Pessoas, especialista em Psicologia Organizacional, pós-graduanda em Educação Corporativa e Diversidade e Inclusão nas Organizações.

Últimas Notícias