Início Cultura Editora Leader lança campanha com o intuito de alertar sobre plágio

Editora Leader lança campanha com o intuito de alertar sobre plágio

A Editora Leader, através de nota oficial divulgada por sua coordenadoria jurídica, faz um alerta sobre as consequências nos casos de plágio. Além da nota oficial a editora traz a campanha “Se inspire, não copie” divulgada em suas redes sociais. A proteção dos direitos autorais se mostra cada vez mais necessária nos tempos atuais. A nota fala especificamente do selo editorial Série Mulheres, um dos selos da editora, mas o alerta traz à tona a importância da preservação dos direitos autorais em todos os âmbitos.

Através do selo editorial Série Mulheres a editora reafirma a ideia de que cada mulher é única, em cada segmento que atua traz originalidade deixando sua marca pessoal e intransferível, o que nos traz a reflexão sobre a gravidade de uma cópia, caracterizando crime de plágio.

Segue a íntegra da nota oficial:

Nota da Coordenação Jurídica do Selo Editorial Série Mulheres da Editora Leader:

 A Coordenação Jurídica da Série Mulheres da Editora Leader, responsável pelo Selo Editorial, considera essencial destacar um ponto fundamental relacionado à originalidade e ao respeito pelas criações intelectuais deste selo editorial. Qualquer livro com um tema semelhante ao da Série Mulheres, ou que apresente notável semelhança com o projeto, pode ser considerado plágio, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes.

A Editora Leader, por meio do Selo Editorial Série Mulheres, se orgulha do pioneirismo e do árduo trabalho investido em cada uma de suas obras. Nossas escritoras convidadas dedicam tempo e esforço significativos para dar vida a histórias, lições, aprendizados, cases e metodologias únicas que ressoam e alcançam diversos públicos.

Portanto, solicitamos respeitosamente a todas as mulheres convidadas para participar de outros projetos que não são da Editora Leader, mas que se assemelhem ao projeto da Série Mulheres, que examinem cuidadosamente a originalidade de suas criações antes de aceitar o convite para participar do projeto.

É de extrema importância preservar a integridade das obras e apoiar os valores de respeito e valorização que a Editora Leader tem defendido no mercado por meio de seu pioneirismo. Para manter nosso propósito, contamos com a total colaboração de todas as nossas coautoras convidadas.

Além disso, é relevante destacar que a palavra “Mulheres” é um termo de domínio público, o que significa que não é passível de apropriação exclusiva por qualquer indivíduo ou empresa. No entanto, quando se trata do registro de livros com o nome “Mulheres” associado a qualquer outro nome específico, a propriedade desse título passa a ser do titular do registro, desde que o pedido tenha sido devidamente apresentado ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e tenha sido aceito. Isso significa que, embora a palavra “Mulheres” em si seja de domínio público e possa ser utilizada livremente, a combinação dela com outro nome específico pode ser protegida por direitos de propriedade intelectual, garantindo assim a exclusividade de uso ao autor ou titular do registro.

Ressaltamos, que ao lançarmos um livro específico da Série Mulheres, consultamos o INPI. Somente após nos certificarmos de que não existe outro título registrado, seguimos com o projeto e o consequente registro no INPI e nos registros que nos concede a garantia da marca perante os países signatários da Convenção de Berna. Portanto, todo e qualquer projeto que tenha nome igual ou semelhante ao da Editora Leader, está em desconformidade com a lei de direitos autorais.

Sendo assim, solicitamos total atenção a todos os aspectos apresentados nesta nota e agradecemos a compreensão de todas e todos, no compromisso de manter a ética e a integridade em nossa indústria criativa.

Fiquemos todos atentos!

 

Coordenação Jurídica do Selo Editorial Série Mulheres

E toda equipe da Editora Leader

A Série Mulheres, idealizada pela CEO Andréia Roma, tem o objetivo de registrar as trajetórias de personagens reais que têm contribuído com o desenvolvimento do país em todas as áreas.  A cada edição uma coordenadora, referência na área em questão, seleciona as profissionais que serão as coautoras do livro.